
ARCOVERDE – Quem chega pela primeira vez a Arcoverde, no Sertão pernambucano, durante o São João, pode até achar que está no lugar errado. Em vez de apenas quadrilhas, palhoça e comidas típicas, o que se vê é uma multidão ocupando as ruas da cidade como num verdadeiro Carnaval de rua, só que ao som de sanfona, zabumba e triângulo.
No domingo (22), mais de 40 mil pessoas participaram da 13ª edição da Caminhada do Forró, segundo a prefeitura da cidade. O trajeto de mais de quatro quilômetros até o Polo Multicultural, foi embalado por seis trios elétricos e uma energia que não dava trégua. Gente de todas as idades caminhando, dançando, sorrindo e se emocionando com o ritmo e a beleza do que se tornava, a cada metro, uma experiência coletiva única.

Juliana Paiva veio de São Paulo com a família e não imaginava o que estava por vir. “Quando me falaram da caminhada de quatro quilômetros, me assustei pela distância. Não esperava viver uma experiência parecida com um Carnaval de rua. Dancei o trajeto todo e estou encantada com a beleza da festa, dos sons”, contou.
Para os veteranos de São João em Arcoverde, a Caminhada do Forró já é parte obrigatória do roteiro. Uma tradição que mistura resistência cultural, encontro popular e muita alegria. No lugar da pressa, o trajeto vira palco para encontros, passos de dança e aquele clima de festa de rua que só o Nordeste sabe fazer.
Vestida com roupas típicas de cortejo, a estudante Estefani Sabrina, de 14 anos, resumiu o clima com simplicidade e brilho nos olhos enquanto desfilava.“É uma festa muito alegre, muito gostosa. Me sinto uma princesa do Nordeste”, disse, enquanto desfilava ao lado das amigas.

Apesar de parecer novidade para quem chega de fora, a Caminhada do Forró já é tradição consolidada em Arcoverde. Um evento que mistura a potência do Carnaval com a essência do São João, numa linguagem popular que conecta gerações e bairros inteiros, do centro aos arredores.
Encerrado o cortejo, a festa seguiu com uma noite de shows no Polo Multicultural. Geraldinho Lins abriu a programação com clássicos do forró. Em seguida, o grupo Samba de Coco Raizes de Arcoverde trouxe a força da cultura popular. Nando Cordel deu continuidade ao clima de celebração, seguido por Assisão, que entregou um show animado, cheio de forró tradicional e participação da plateia. A cantora Silvia Regina fechou a noite com um show especial, encerrando o domingo.


*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA