Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Salão Estadual de Turismo do RJ deve reunir 30 mil pessoas; entidades apoiam

Salão-do-Turismo-1-Imagem-ilustrativa-de-divulgação-do-evento-768x432

Em uma área de 3,5 mil metros quadrados, o salão contará com cinco grandes áreas

Abav-RJ, FBHA, ABIH-RJ, ABOTTC, Fecomércio RJ, Senac RJ e Sesc RJ estarão presentes no Salão Estadual de Turismo. O evento, organizado pela Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ), ocorre no Armazém 2, do Píer Mauá, de 22 a 25 de agosto, e tem como principal objetivo expor atrativos e estrutura das 12 regiões turísticas do Estado do Rio. Com 3,5 mil metros quadrados, o salão contará com cinco grandes áreas:

  • Encantamento, onde os municípios apresentarão equipamentos turísticos e manifestações culturais típicas;
  • Informação, espaço onde as 12 regiões estarão representadas e fornecerão abordagens sobre o receptivo;
  • Comercialização, onde empresas estarão comercializando seus produtos, como hospedagem e viagens;
  • Artesanato, feira de exposição e venda de artesanato típico dos municípios fluminenses; e,
  • Núcleo do conhecimento, auditório com 200 lugares, onde Sesc, Senac, Sebrae e Setur irão realizar palestras e painéis envolvendo discussões relevantes e atuais sobre o segmento turístico.

Profissionais do setor e público que visitarem o Salão poderão conhecer estas e outras atrações do RJ. Otávio Leite, secretário de Turismo do RJ, ressalta que o Estado tem vocações múltiplas. “O Salão Estadual do Turismo é um esforço concentrado; É uma organização que há mais de oito anos não acontecia, que nos dará a oportunidade de termos a presença de todos os setores de regiões importantes, apresentando suas atrações, mostrando os pacotes que podem ser consumidos, enfim, movimentando o turismo para o consumidor. Será uma grande festa onde o público, que poderá conhecer as maravilhas do interior do Estado do Rio de Janeiro”, afirmou.

Secretário de Estado de Turismo do Rio Otavio Leite

Otavio Leite, secretário de Estado de Turismo do Rio

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação está motivada com o retorno da realização do Salão. “A volta do salão é 100% positiva para o estado. Apoiamos totalmente a iniciativa e esperamos que se repita sempre. É um evento de grande importância, pois reúne dados sobre diferentes pontos e atrativos dos municípios, inclusive do interior. A feira contribuirá para expandir o setor no estado e chamar a atenção para o nosso imenso potencial. Precisamos de uma agenda cada vez mais sólida e variada em torno das nossas belezas naturais e atividades turísticas”, defende Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

Presidente Alexandre Sampaio participará de reunião da Frentur em Brasília nesta quarta

Alexandre Sampaio, presidente da FBHA

Ao lado da Setur-RJ e do Sebrae-RJ, em um espaço de 100m², Fecomércio RJ, Sesc RJ e Senac RJ irão abordar as iniciativas desenvolvidas em prol do turismo fluminense. O Senac RJ irá apresentar seu portfólio de soluções educacionais e os resultados da capacitação profissional realizada pela instituição nas áreas de Turismo, Hotelaria, Gastronomia e Eventos. Também serão destacadas as ações dos Comitês Técnicos Setoriais do Turismo, reuniões de escuta do mercado realizadas nos municípios de Cabo Frio, Petrópolis, Paraty e Rio de Janeiro, que levantaram as demandas e necessidades dos empresários e instituições públicas e privadas que atuam no segmento turístico. O Sesc RJ vai comentar os resultados de suas iniciativas de Turismo Social, bem como das unidades hoteleiras.

Antonio Florencio, presidente da Fecomércio-RJ

Antonio Florencio, presidente da Fecomércio-RJ

“A Federação do Comércio reconhece e valoriza a vocação natural das regiões fluminenses para o Turismo e a relevância do setor como gerador de empregos e renda. Temos o maior prazer em participar do Salão Estadual de Turismo e, ao lado das associações que formam o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio RJ (Cetur RJ), Sesc RJ, Senac RJ e Sebrae RJ fortalecer esta iniciativa tão importante para jogar luz sobre os atributos turísticos de todo o nosso estado”, destaca Antonio Florencio, presidente da Fecomércio RJ.

O otimismo é compartilhado pela Apresenta. “O Salão é uma marca do Rio. É uma ferramenta de estímulo das parcerias entre os municípios e o setor empresarial. Ajuda a promover a ampla integração das diversas regiões fluminenses com a divulgação dos seus principais produtos turísticos e estabelecendo uma forte relação comercial entre si. Os eventos são fontes genuínas de entretenimento e estão presentes por todo o Estado do Rio. Tem sido uma das molas propulsoras da economia, com forte influência na geração de empregos, na atração de investimentos e na promoção dos destinos”, ressalta o presidente da apresenta, Pedro Guimarães.

Cristina Fritsch, presidente da Abav-RJ

Cristina Fritsch, presidente da Abav RJ, que também participará da iniciativa, fortalece a importância da iniciativa

O retorno do Salão Estadual de Turismo é uma excelente notícia para o trade turístico fluminense. “Para um estado com vocação turística, como o Rio é fundamental contarmos com esta oportunidade de reunir informação, experimentação e, principalmente, divulgação de nossos produtos e serviços, oportunizando a representação de todas as nossas regiões turísticas em um só espaço”, afirma Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ.

Cristina Fritsch, presidente da Abav RJ, que também participará da iniciativa, fortalece a importância da iniciativa. “A volta do Salão Estadual de Turismo é um marco para o Rio de Janeiro e mostra o compromisso deste governo em estimular a economia do nosso Estado. Este evento ratifica a força do turismo como uma mola propulsora e geradora de empregos e renda e certamente irá estimular os cariocas a conhecerem todas as belezas que oferecemos a poucas horas da capital”, destaca Fritsch.

Sávio Neves (2)

Sávio Neves afirmou que a ABOTTC, que representa os trens turísticos, também participará do evento

A ABOTTC, que representa os trens turísticos, também participará do evento. “O Trem do Corcovado estará representando o conjunto de trens turísticos do Brasil, reunidos na ABOTTC. Será uma oportunidade excepcional de colocar estes produtos na vitrine do agente de viagem, além da facilidade de trocar experiências e atualizar questões do mercado de turismo do Rio de Janeiro, no mesmo espaço e no mesmo tempo”, enfatizou Sávio Neves.

Entre as metas do Salão Estadual de Turismo destaca-se o estímulo à ampliação da oferta turística fluminense e a integração de ações entre os setores público e privado. Outro objetivo importante será despertar o público visitante para as diversas alternativas que o estado do Rio de Janeiro apresenta no turismo, valorizando a riqueza dos segmentos, identidades e peculiaridades regionais. A entrada é gratuita.

Receba nossas newsletters