Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Salão Paranaense traz novidades e destaca potencial do estado

Antonio Azevedo, presidente da Abav-PR

Antonio Azevedo, presidente da Abav-PR

CURITIBA – Uma edição histórica. Foi assim que o presidente da Abav Paraná, Antônio Azevedo, classificou o 25º Salão Paranaense de Turismo, cuja abertura foi realizada na noite desta quinta-feira (2), no Memorial de Curitiba. Neste ano, a expectativa dos organizadores é de receber 5 mil participantes nos dois dias do evento, que se encerra no sábado (4).

Em seu discurso de abertura, Azevedo ressaltou toda a potencialidade do estado para o Turismo. Ele lembrou que em 2018 o setor foi responsável pela movimentação de R$ 17 bilhões. O dirigente revelou que o Paraná tem 2.058 atrativos turísticos, é o quinto maior do País na geração de empregos em hospitalidade, o quarto maior portão de entrada de turistas estrangeiros, o terceiro maior em fluxo de visitantes e o sétimo maior em número de leitos.

“Estes dados refletem a importância da nossa indústria na retomada do crescimento do País”, disse Azevedo, que lembrou ainda que esta edição do evento é histórica pelo fato de estar completando 25 edições ininterruptas e da Abav Paraná estar comemorando 50 anos de sua fundação. “Pela primeira vez abriremos a feira ao público no sábado. Neste ano, estamos fazendo uma experiência convidando o público para conhecer a exposição. A idéia é ter comercialização de pacotes no futuro”, adiantou.

Outra inovação deste ano é a rodada de negócios. Com reuniões agendadas antecipadamente, os participantes terão 15 minutos para conversar com os expositores. “Temos centenas de agendamentos já feitos. Acreditamos que isso criará laços e ajudará a fomentar negócios durante a feira”, disse.

Geraldo Rocha, presidente da Abav Nacional

Geraldo Rocha, presidente da Abav Nacional

A feira terá ainda a segunda edição do Fórum Nacional de Turismo Rodoviário, que acontece nesta sexta-feira (3) e conta com patrocínio da CNC, Fecomércio-PR e FBHA. Os visitantes da feira também poderão acompanhar a 15ª Mostra das Regiões Turísticas do Estado do Paraná. Organizada e planejada pela Paraná Turismo, a Mostra vai acontecer em um estande de 430m², dividido em várias áreas temáticas. Além das 14 regiões turísticas do Estado, também estarão presentes no espaço entidades como a Emater – PR, ABGTUR – Associação Brasileira dos Guias de Turismo,  SINDGTUR – PR – Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Paraná, entre outros.

AGENTE DE VIAGENS

O presidente da Abav Nacional, Geraldo Rocha, também esteve presente e ressaltou a importância do agente de viagens. Para ele, um evento deste porte voltado a estes profissionais evidencia a relevância do agente para a cadeia produtiva do Turismo. “Sempre ouço que a profissão do agente de viagens vai acabar. Mas não acredito nisso. O que ele precisa sim é se capacitar e estar sempre atualizado, caso contrário pode desaparecer”, discursou.

Rafael Greca, prefeito de Curitiba

Rafael Greca, prefeito de Curitiba

“TURISMO É GERAÇÃO DE EMPREGO”

Primeiro a discursar, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, salientou que o Turismo é sinônimo de geração de emprego e renda. No entanto, alertou que é necessário cuidar bem dos destinos, uma vez que uma cidade, estado ou País que não é bom para os seus cidadãos, também não será para o turista. “Temos que cuidar da cidade, pois ela tem que ser boa para o morador. É preciso dar asas à potencialidade desta indústria e gerar empregos”, frisou.

O prefeito citou o exemplo do Natal de Curitiba, que foi reformulado e contou com mais promoção no último ano. “Tivemos 60 mil visitantes, o que gerou mais R$ 80 milhões em movimentação para a cidade. Este é um exemplo de como o Turismo pode contribuir para a economia e que pode ser multiplicado por todo o Brasil”, falou.

Receba nossas newsletters