Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Turismo em Dados

Setor de Viagens e Turismo representou 8,8% da economia das Américas em 2019

Gloria Guevara, presidente do WTTC

Gloria Guevara, presidente do WTTC

Em meio a luta pela sobrevivência no auge da pandemia de coronavírus, o Turismo teve mais uma prova de sua importância para a recuperação econômica. Dados o relatório anual de impacto econômico do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) mostraram que o setor de Viagens e Turismo foi responsável em 2019 por 8,8% da economia nas Américas.

O segmento foi responsável ainda por 9,8% da força de trabalho da região, correspondendo a 45 milhões de empregos. O relatório revela também que os gastos de visitantes internacionais totalizaram US$ 324 bilhões, representando 7,3% de todas as exportações.

“O Relatório de Impacto Econômico (EIR) de 2020 do WTTC mostra como a recuperação econômica nas Américas depende muito de viagens e turismo. Em 2019, viagens e turismo representaram 8,8% de toda a economia. Quando essa pandemia terminar, produzir novos empregos e trazer de volta os viajantes a negócios e lazer incentivará fornecedores de todos os tamanhos a restaurar seus esforços para atender à demanda”, Gloria Guevara, presidente e CEO do WTTC.

O EIR mostra que as Américas tiveram uma porcentagem maior de viagens de lazer, com 74%, em comparação com 26% para viagens de negócios. O estudo também mostrou que a região depende fortemente do mercado de viagens domésticas, que representa 81% do faturamento do setor, contra 19% das viagens internacionais.

Por dois anos consecutivos, o crescimento do PIB em viagens e turismo superou a economia em geral, crescendo em +2,2% em 2019, enquanto a economia mostrou um crescimento de +1,9%.

“Nos próximos meses, será crucial recorrer a governos de todo o mundo para garantir a sobrevivência de Viagens e Turismo – que atualmente tem até 75 milhões de empregos em risco imediato em todo o mundo. As parcerias em andamento do WTTC com organizações governamentais serão fundamentais, pois procuramos abrir o caminho para a recuperação econômica”, acrescentou Guevara.

Em nível global, o setor de Viagens e Turismo superou a taxa de crescimento de 2,5% do PIB global pelo nono ano consecutivo, graças a uma taxa de crescimento anual do PIB de 3,5%. Isso o tornou o terceiro maior setor economia global em termos de crescimento do PIB. O EIR mostra o setor apoiando um em cada 10 (330 milhões) empregos, contribuindo com 10,3% para o PIB global e gerando um em cada quatro de todos os novos empregos.

Uma análise do WTTC mostra que a Ásia-Pacífico é a região com melhor desempenho em todo o mundo, com uma impressionante taxa de crescimento de 5,5%, seguida de perto pelo Oriente Médio, com 5,3%. Os EUA e a União Europeia demonstraram uma taxa de crescimento constante de 2,3%, enquanto o país que mais cresce é a Arábia Saudita.

Receba nossas newsletters