Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Setur-SP e Mundo Mesa lançam ‘Mesa SP 2022’ e programa ‘Rotas Gastronômicas’

Vinicius Lummertz, secretário de Turismo de SP, Janaina Rueda, da Casa do Porco, e Georges Schnyder, do Mundo Mesa

Vinicius Lummertz, secretário de Turismo de SP, Janaina Rueda, da Casa do Porco, e Georges Schnyder, do Mundo Mesa

SÃO PAULO – A Casa do Porco Bar, considerado o 7º melhor restaurante do mundo, o melhor restaurante do Brasil e liderado pelo chef Jefferson Rueda, de uma estrela Michellin, foi palco da abertura oficial do Mesa SP, um dos maiores eventos de gastronomia do Brasil, que acontece de 3 a 5 de novembro, no Memorial da América Latina. O almoço especial apenas para convidados, marcou também o lançamento do programa Rotas Gastronômicas do Estado de São Paulo.

O projeto, que mapeia e dá destaque a pequenos produtores cafés, bares e restaurantes para alavancar o turismo no interior e no litoral do estado, poderá ser conferido de perto durante o Mesa São Paulo 2022, fruto de uma parceria da Secretaria de Turismo de São Paulo com o núcleo de inteligência gastronômica Mundo Mesa. Com o projeto, foram formatadas sete rotas gastronômicas, envolvendo 170 municípios, que podemos conferir logo abaixo.

“O Estado de São Paulo vive um grande aumento no interesse pelo turismo de proximidade e a gastronomia tem figurado entre as principais motivações das viagens”

Foi com a premissa de aproximar os atores que representam a gastronomia tradicional paulista, por meio de seus produtos e pratos típicos, dos visitantes que percorrem as cidades turísticas do estado, que o projeto foi lançado. De acordo com o Secretário de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz, mais de 200 cidades participaram do mapeamento, que identificou e colocou um holofote sobre os principais produtores e estabelecimentos dessas localidades.

Ao todo, são 15 empreendedores para cada rota, sendo 5 restaurantes e 10 produtores. “O Estado de São Paulo vive um grande aumento no interesse pelo turismo de proximidade e a gastronomia tem figurado entre as principais motivações das viagens. Com isso, as rotas gastronômicas têm atraído um novo perfil de visitantes, que agora querem ter um maior contato com as experiências que podem vivenciar percorrendo as rotas”, afirmou o secretário Lummertz.

Vinicius Lummertz, Georges Schnyder e Carlo Petrini

Vinicius Lummertz, Georges Schnyder e Carlo Petrini

Lummertz destacou ainda que o projeto, além de dar visibilidade à gastronomia do estado, proporciona aos empreendedores e cidades um grande potencial de geração de renda, já que os visitantes estão dispostos e interessados em adquirir os produtos diretamente do local onde são produzidos. A Setur-SP pretende fazer com que a gastronomia transforme de fato o estado de São Paulo, transformando-o num grande produto pela diversidade do interior.

Esse movimento, segundo ele, está agregando valor à experiência e tornando a rota uma vitrine para que outros estabelecimentos locais sejam divulgados, o que fomenta o turismo das cidades e regiões contempladas. As rotas contam ainda com a curadoria de chefs padrinhos e madrinhas – grandes nomes da gastronomia brasileira como Morena Leite, Ivan Achcar, Edinho Engel, Carole Crema, Fábio Vieira, Rodrigo Martins e Tânea Romão – que dão consultoria gratuita para os participantes.

Rotas gastronômicas

  • Rota 1 – Vale do Ribeira
  • Rota 2 – Vale do Paraíba & Mantiqueira
  • Rota 3 – Baixada Santista & Litoral Norte
  • Rota 4 – Circuito das Frutas, Circuito das Águas e Flores, Bem Viver e Roteiro dos Bandeirantes
  • Rota 5 – Alta Mogiana, Caminhos da Mogiana e Lagos do Rio Grande
  • Rota 6 – Encantos da Anhanguera Central e Serra do Itaqueri
  • Rota 7 – Pantanal Paulista e Tietê Vivo

Sócio do Mundo Mesa, Georges Schnyder fala que o programa também fomentou o networking entre esses atores, já que muitos não se conheciam antes e começaram a articular parcerias e fechar negócios entre si a partir da iniciativa. “É um dos projetos mais legais de desenvolvimento territorial que existem no país. A ideia é que seja realmente um legado para a continuidade”, destacou. “São 170 prefeituras impactadas. A Setur quis incrementar o turismo de proximidade e São Paulo tem real capacidade para ser esse polo gastronômico”, acrescentou Schnyder.

Rotas Gastronômicas no Mesa São Paulo 2022

IMG_2095

Houve menu degustação para os convidados

As rotas estarão representadas com seus pratos e produtos no Mesa São Paulo 2022, um dos principais e maiores eventos de gastronomia do Brasil, que acontece de 3 a 5 de novembro no Memorial da América Latina, em São Paulo. A programação de três dias, que oferece uma série de atividades relacionadas ao universo da gastronomia, inclui o Festival Farofa do Brasil, que tem entrada gratuita e acolhe produtores artesanais de todo o país.

“É um dos projetos mais legais de desenvolvimento territorial que existem no país. A ideia é que seja realmente um legado para a continuidade”

Aberta ao público, essa parte do evento acontece em um grande espaço do Memorial, onde encontram-se dezenas de barracas com pratos e comidinhas a preços populares e uma programação musical com shows e apresentações de dança. O Rotas Gastronômicas do Estado de São Paulo marcará presença em uma área dedicada exclusivamente ao projeto.

Entre os participantes que o público poderá conferir estão produtores diversos – de azeite, leite de cabra, cogumelos, vinhos, frutas, mel, café e outros -, queijarias, alambiques, restaurantes das mais diversas categorias, docerias, cervejarias, comunidades pesqueiras e mais uma série de representantes da rica gastronomia paulista.

Receba nossas newsletters