Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Entrevistas / Opinião

Chieko Aoki sobre falta de mulheres em papéis de liderança: “situação incômoda”

Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels defende a criação de mais oportunidades e valorização das vozes femininas no setor.

Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels defende a criação de mais oportunidades e valorização das vozes femininas no setor

Colocar a questão em cima da mesa, falar disso nas empresas, com a família, com os amigos…Esse é um dos primeiros passos para resolver a falta de representantes mulheres no cargos de liderança do turismo, segundo Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels, em entrevista exclusiva ao MERCADO & EVENTOS.

“As questões passam a ter atenção quando começam a se falar delas. Esta situação incomoda e precisa ser melhorada urgente. É fato que temos menos mulheres no cargo de liderança, e até poucos anos atrás, isso era uma situação pacífica. Agora que mulheres estão reivindicando esses cargos. É preciso deixar claro que isso é injusto e como podemos resolver isso”, explicou a empresária em entrevista ao M&E.

Segundo a executiva, a mudança precisa acontecer primeiramente dentro da própria sociedade para que finalmente ela possa acontecer no ambiente corporativo de forma efetiva. “Os homens devem aprender a cuidar dos filhos, por exemplo. Sabemos que a questão da maternidade é um fator muito decisivo quando falamos em mulheres e a relação de trabalho. Antes, os homens deixavam este cuidado exclusivamente com as mulheres mas já vejo uma mudança positiva em relação a essa questão, principalmente agora com a pandemia e ascensão do home office. Os homens que conheço, da minha equipe, que são pais, estão adorando poder cuidar e auxiliar nas tarefas em casa. Eles valorizam e entendem o devido peso de coisas que nem se falavam antes”, afirmou Aoki.

“Por isso é importante que este debate comece em casa, que ele também passe pelos escritórios, na vida social. É preciso que as mulheres compartilhem e os outros debatam como podemos dividir mais as funções, para que mulheres possa assumir mais papéis de liderança. Por que afinal, não é apenas ocupar um cargo, são cargos que exigem mais horas, mais dedicação, é preciso compreender e ajudar essas mulheres a fazerem essa carreira porque isso beneficia a todos”, completou.

Segundo Chieko, quando se traz esta discussão para mesa de forma positiva, com a família apoiando, reconhecendo e valorizando as mulheres, o pensamento passa paras próximas gerações e assim temos mudanças verdadeiras na sociedade. Mas além de levar luz a esta discussão, a empresária também defende a criação de cada vez mais oportunidades e empregos para as mulheres.

“Quando eu comecei, não haviam muitas mulheres de destaque no turismo e eu felizmente tive a oportunidade porque meu marido tinha a rede hoteleira, e ele acreditou em mim. Ele me deu uma oportunidade materializada em uma empresa para eu cuidar. Eu toquei e deu certo! Ele sempre teve fé de que as mulheres podiam mas eu sabia que não podia errar. Eu tinha duas responsabilidade: com a empresa e com a sociedade. Como mulher, eu não podia falhar”, explicou.

“[…]Eu tinha duas responsabilidade: com a empresa e com a sociedade. Como mulher, eu não podia falhar.” – Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels.

“Nós precisamos também de volume, mais quantidades de oportunidades, de mais mulheres em todos os cargos, porque só assim as pessoas enxergam as mudanças que as mulheres no papel de liderança conseguem fazer. Se pegarmos hoje, as grandes lideres que vemos hoje no nosso setor ou são donas ou sócias e por isso tem o papel de líder – não tirando o mérito delas, de forma alguma. Mas, no turismo e na hotelaria como um todo, são poucas as que não são donas em posição de liderança”, afirmou.

“Precisamos abrir as portas para as oportunidades, entende? Muitas vezes ouvimos que às vezes há falta de preparo, que essas mulheres podem acabar cometendo algum erro se tiverem a oportunidade de gerenciar o negócio, mas é errando que se aprende. Homens erram nos cargos de liderança o tempo todo, mulheres também vão errar, mas isso faz parte”, defendeu Aoki.

A executiva finalizou dizendo que acredita que, principalmente na pandemia, situações tem se aberto onde o papel da mulher se prova relevante e cada vez mais, vozes femininas vão estar surgindo e vão ajudar a construir o setor. Para Aoki, o papel da mulher é colaborar por um mundo melhor.

“Acho que as pessoas devem enxergar a mulher como enxergam a tecnologia. De um novo formato, em busca da perfeição. Olhem ao redor e vejam a capacidade das mulheres, a criatividade…a mulher está criando um novo caminho na indústria, mais focado nas pessoas como um todo. A mulher tem feito uma transformação que não é muito barulhenta e devia ser mais forte, mas eu realmente acredito que a saída pra humanidade está dentro dessa humanidade da mulher”, finalizou.

Receba nossas newsletters