Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política / Turismo em Dados

Turismo na América Latina deve crescer acima da média da economia até 2032, diz WTTC

aeronave aeroporto gol azul infraero

O relatório indica ainda que, em 2021, a contribuição do setor de viagens e turismo para o PIB da América Latina representou 6,1% (213,4 bilhões de dólares), crescimento de 26,5% em relação ao ano anterior (Divulgação/Infraero)

O World Travel and Tourism Council (WTTC) prevê uma taxa de crescimento anual de 4% nos próximos 10 anos para o setor de Turismo da América Latina, quase o dobro em relação ao crescimento da economia total da região, que se estima de 2,3% para o mesmo período. De acordo com seu último Relatório de Impacto Econômico (EIR), na próxima década, a indústria gerará 5,5 milhões de novos empregos no setor na América Latina, com uma taxa de crescimento anual de 3,2%.

O relatório indica ainda que, em 2021, a contribuição do setor de viagens e turismo para o PIB da América Latina representou 6,1% (213,4 bilhões de dólares), crescimento de 26,5% em relação ao ano anterior. No ano passado, o nível de emprego no setor de viagens e turismo aumentou 8% em relação a 2020, com a geração de 14,25 milhões de empregos, o que representou quase 7% do total de empregos na região, apenas 1,1% abaixo do registrado em 2019.

A contribuição regional do setor em 2021 ainda ficou 2,1% abaixo do valor registrado em 2019, com uma diferença de 74,7 bilhões de dólares. Antes da pandemia, o setor de viagens e turismo da região contribuiu com US$ 288,1 bilhões para o PIB, o que representou 8,2% da economia da região. No entanto, em 2020, quando a pandemia impactou severamente o setor, sua contribuição caiu 41,4%.

“Com a crise global da saúde, o setor de viagens e turismo na América Latina foi seriamente afetado. No entanto, à medida que a economia global começa a se recuperar dos efeitos devastadores da pandemia, os empregos gerados pelo setor de turismo começam a aumentar”, disse Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, declarou:

GLOBAL – De acordo com o Economic Impact Report (EIR), a contribuição do setor global de viagens e turismo para a economia mundial em 2021 atingiu US$ 5,8 bilhões, o que representa um crescimento de mais de 21,7% em relação ao ano anterior. Dessa forma, o setor representa 6,1% da economia global. Além disso, viagens e turismo contribuíram com 289 milhões de empregos em 2021, um aumento de 6,7% em relação ao ano anterior, agregando mais de 18,2 milhões de novos empregos no setor.

Receba nossas newsletters