Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Blogs / Redação ME

Vale Europeu: um pedaço do Velho Mundo no Sul brasileiro

Casa Enxaimel - Foto Divulgação / Santur (Noir Stúdio)

As construções em enxaimel, muito encontradas na Alemanha, são comuns na região do Vale Europeu (Foto: Divulgação / Santur)

Os viajantes em busca de requinte e sofisticação encontram no Sul do Brasil uma série de opções de destinos, muitos deles comparados aos mais famosos da Europa. A vantagem desses lugares, entretanto, é não precisar providenciar visto, passar por uma longa fila da imigração/alfândega, ficar horas e horas sentado no avião ou, o principal problema que aflige os turistas no momento, o câmbio desfavorável em relação à moeda nacional. A apenas algumas horas de distância de avião (e um pouco mais para quem optar pelas rodovias) é possível surpreender-se com uma cultura marcada pela colonização europeia, com fortes costumes, sobretudo, de países como Itália e Alemanha.

São esses traços que marcam uma pequena região localizada no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, chamada Vale Europeu. O nome pode não parecer conhecido, mas nessa região ocorre, por exemplo, um das festas mais famosas no país, importada diretamente da Alemanha, a Oktoberfest, em Blumenau. Na região são mais de 40 municípios que celebram a herança do Velho Mundo em meio a cenários bucólicos, construções que utilizam a técnica enxaimel, gastronomia acompanhada de cervejas artesanais e diversas opções de turismo, seja para praticar esportes radicais, conhecer mais a história e tradições dos locais, turismo religioso e realizar compras, para listar apenas um pouco do que se pode fazer nesse “pedaço da Europa” em pleno Brasil.

Alemanha brasileira
A cidade brasileira com a maior influência germânica é Blumenau, distante pouco mais de 100 km de Florianópolis. Fundada em 1850 pelo filósofo alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, é também o principal polo econômico e turístico do Vale do Itajaí. A cidade abriga o maior centro de eventos do estado, o Parque Vila Germânica, onde acontece a Oktoberfest, a Osterdorf (Vila de Páscoa), a Weihnachtsdorf (Vila de Natal), o Festival da Cerveja e a Festitália.

Quem deseja uma experiência de imersão na cultura alemã deve conhecer o distrito de Vila Itoupava, que fica a 25 km do centro da cidade, lugar onde essa herança é mais marcante. O distrito possui 91 km² e apenas 7 km² são de área urbana. Andando pela região é comum ouvir alemão pelas ruas. Entre os atrativos turísticos está a Antiga Cervejaria Feldmann, onde hoje funciona o Centro Cultural da Vila Itoupava.

Blumenau ainda é uma cidade para quem busca turismo religioso, com diversas construções, entre elas a Catedral São Paulo Apóstolo, inaugurada em 1958 e local da primeira igreja da cidade, e a Igreja Evangélica Luterana do Espírito Santo, a primeira igreja luterana da cidade, erguida em 1868. A história da cidade também pode ser conhecida através dos diversos museus, como Museu do Cristal (Glas Park), Museu dos Clubes de Caça e Tiro, Centro Cultural na antiga cervejaria, Museu de Hábitos e Costumes, Mausoléu Dr. Blumenau, entre muitos outros. Como uma cidade fundada por alemãs, a cultura cervejeira não poderia ficar de fora de Blumenau. A região do Vale Cervejeiro possui inúmeras empresas onde as pessoas podem apreciar a bebida além de verem o processo de fabricação e até aprenderem as técnicas de produção.

Festas típicas
A região do Vale Europeu é muito conhecida pelas celebrações que vieram dos ancestrais da população que hoje habita essas cidades. Neste ano ainda é possível participar de várias dessas comemorações, algumas já citadas anteriormente. A mais famosa festa alemã do país, a Oktoberfest, terá a sua 33ª edição realizada entre os dias 5 e 23 de outubro, em um evento cultural repleto de música, danças, trajes e gastronomia típicas, além de muita cerveja. Começando no dia 6 e indo até 27 de março acontece no espaço a Osterdorf, baseada nas tradições pascais germânicas. No mesmo mês, entre os dias 9 e 12, acontece o Festival Brasileiro da Cerveja, com programação cultural e mais de 600 rótulos para degustação.

Saindo de Blumenau, as tradições continuam na cidade de Brusque, com a Fenarreco – Festa Nacional do Marreco, que acontece em outubro, em que o “Ente mit Rotkohl” (marreco) recheado com repolho roxo é a principal estrela da festa. Em Pomerode um dos destaques é a 8ª Osterfest, que vai até 27 de março e acontece de quinta a domingo, é uma grande celebração da Páscoa.

Paisagem Cultural da Unesco
Próxima a Blumenau e a 162 km de distância de Santa Catarina, a cidade de Pomerode herdou a cultura dos colonizadores vindos da região da Pomerânia, no norte da Alemanha e Polônia. Entre as características presentes nessa cultura está o estilo enxaimel, uma das atrações turísticas do município e onde é possível encontrar o maior acervo existente fora da Alemanha. A Rota do Enxaimel pode ser feita por carro ou bicicleta para observação das inúmeras construções em Testo Alto, região tombada pela Unesco como “Paisagem Cultural”. Quem visita a cidade também não pode deixar de experimentar a culinária típica com o eisbein (joelho de porco), o kassler (bisteca de porco), o marreco recheado e também doces, pães, cucas, bolachas e tortas.

Cicloturismo
O estado é pioneiro no cicloturismo, as viagens curtas de bicicleta que costumam ser acompanhadas por guias e empresas especializadas. O Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu é o mais popular, com um roteiro que passa por diversas cidades do Vale do Itajaí, como Timbó, Pomerode, Indaial, Rio dos Cedros, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rodeio, Apiúna e Ascurra. Os turistas que quiserem encarar essa aventura passarão por trilhas em pequenas estradas ou subidas, entrando em contato direto com a natureza dos locais.

Receba nossas newsletters