Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

​Eficiência energética: “O Brasil terá problemas em 2015”

Ricardo Bezamat, da FBHA

Ricardo Bezamat, da FBHA


O consultor de eficiência energética da FBHA, Ricardo Bezamat, disse – em palestra – durante o “Encontro – Excelência na Qualidade em Serviços para os Segmentos de Hospedagem e Gastronomia’, que o país terá problemas com os gastos de energia no próximo ano”. Segundo ele, nos últimos 10 anos cerca de 32% dos usuários de energia se preocuparam em reduzir os gastos e o próximo ano será um ano de racionalização nacional.

Durante a apresentação, “Eficiência energética na hotelaria”, Bezamat, afirmou que é possível reduzir – de uma maneira geral – os custos com insumos como energia elétrica, gás e água em 30% em empreendimentos hoteleiros de médio e grande porte.

“Hoje se um hotel tem uma conta de R$ 80 mil com energia elétrica, um estudo de eficiência pode reduzir em até 30% estes gastos”, comentou.

Segundo Bezamat, a climatização e a iluminação são os grandes vilões dos gastos dentro dos hotéis. De acordo com ele, em média, os gastos com energia elétrica representam 15% da planilha de despesas, atrás apenas dos custos com mão de obra, de 20% a 25%.

“Hoje estes insumos – no ranking dos custos de hotelaria – representam a segunda colocação. O maior custo ainda é com pessoal”, disse. Outro dado levantado por ele, foi a capacidade dos reservatórios de água geradores de energia, que hoje tem capacidade de utilização de apenas 1,8 meses.

Luciano Palumbo
Fotos: Eric Ribeiro

Receba nossas newsletters