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34° Natal Luz de Gramado encerra com R$ 7,4 milhões de superávit

O "Natal Luz", em Gramado, é uma das maiores atrações turísticas da cidade

O “Natal Luz”, em Gramado, é uma das maiores atrações turísticas da cidade

A 34ª edição do Natal Luz de Gramado, no Rio Grande do Sul, conquistou grandes resultados ao estado. Com a duração de 81 dias (de 24 de outubro a 12 de janeiro), o evento obteve quase R$ 7,4 milhões de lucros. Foram contabilizados R$ 36.909.754,53 de receitas e R$ 29.551.392,10 em despesas. Os números foram divulgados nesta terça-feira (11) pela Gramadotur, autarquia municipal responsável pelo evento.

O superávit será investido na manutenção da Gramadotur, além de ampliar e qualificar os primeiros eventos de 2020 como a Páscoa em Gramado e a Festa da Colônia. A diretoria também ressalta o movimento na economia local, investimentos sociais e pesquisa da Universidade de Caxias do Sul – UCS. “Podem ter a certeza que fizemos um excelente trabalho com um resultado muito positivo para a Gramadotur e para o Município”, destacou o presidente da Gramadotur, Edson Néspolo.

Durante a entrevista coletiva, o presidente destacou ainda os avanços ocorridos na área econômica e social, como por exemplo, a valorização dos artesãos gramadenses na Vila de Natal; o investimento no Programa de Artes Pedro Henrique Benetti; e o aproveitamento de novos talentos no Natal Luz, incentivando assim, a cultura local. Também foi destacada a manutenção da Orquestra Sinfônica de Gramado pela Gramadotur e a participação dos músicos em diversas apresentações, abrilhantando o Natal Luz.

Outro destaque foi a arrecadação de alimentos, material escolar, brinquedos e produtos de limpeza para moradores de Gramado em contrapartidade aos 6,8 mil ingressos de cortesia. Além disso, os serviços de alimentação dos espetáculos ficaram sob a responsabilidade dos clubes de serviço de Gramado. Rotary, Lions e Orbis destinaram com o resultado obtido R$ 135 mil para o MOCOVI – Movimento Comunitário de Combate a Violência.

Ingressos

Foram comercializados para os três espetáculos pagos do evento 204 mil ingressos. O espetáculo Illumination foi o show que mais vendeu ingressos, 98 mil. O Desfile A Magia do Noel vendeu quase 82 mil ingressos e a Lenda do Bosque de Natal, 24 mil ingressos. No total, os ingressos geraram uma receita de pouco mais de R$ 27 milhões. O Presidente Edson Néspolo anunciou durante a coletiva de imprensa que o valor dos ingressos não serão aumentados para esta 35ª edição.

Pesquisa

Durante o encontro com a imprensa, a Gramadotur apresentou uma pesquisa feita pela UCS (Universidade de Caxias do Sul). Os principais dados da Pesquisa, avaliados no Natal Luz foram organização e limpeza, com 93,4% de positivo pelos entrevistados. A diversidade de opções disponíveis no Natal Luz mereceu 89,8% de respostas positivas, e disponibilidade e acesso a informações do evento, foi elogiado por 97,4% dos entrevistados. A qualidade geral dos eventos foi muito valorizada.

Apenas dois itens tiveram uma conotação negativa apontada pelos entrevistados. A mobilidade urbana ruim e o custo alto quando se referiam aos valores dos ingressos. Já a decoração da cidade mereceu 98,2% de respostas positivas pelos entrevistados. “A cidade merecia algo muito bonito e conseguimos agradar a todos, visitantes e moradores, investimos recursos superiores ao ano anterior e o resultado foi muito satisfatório” disse o Presidente da Gramadotur, Edson Nespolo.

Natal Luz 2020/2021

A 35ª edição do evento terá abertura em 22 de outubro e término em 10 de janeiro de 2021. O Presidente Edson Néspolo confirmou ainda que a gramadense Cláudia Casagrande estará novamente como Diretora de Decoração do evento, pelo terceiro ano consecutivo.

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