.
.

​Festuris tem mais de 3 mil inscritos 90% de área comercializados

Os organizadores do Festival de Turismo de Gramado comemoram os resultados preliminares para o evento que acontece na primeira semana de novembro. Segundo Eduardo Zorzanello, coordenador do Festuris junto com Marta Rossi e Marcos Rossi, pelo menos 90% do espaço já foi comercializado até o momento e a expectativa é de que até o início do Festuris 100% esteja vendido. “Mesmo com as dificuldades da conjuntura atual temos tido uma procura bastante significativa, o que revela o interesse crescente pelo nosso evento em função da boa qualidade focada em negócios”, adiantou.
As inscrições preliminares, que já ultrapassaram a marca de 3 mil agentes, também tiveram um incremento em relação ao ano passado. Ele destacou a participação internacional crescente e citou os Estados Unidos como exemplo. “Este ano teremos Kissimmee com um estande próprio, Visit Orlando voltando depois de quatro anos e o Visit Florida, isso sem falar em outros destinos como Porto Rico e o estande Made in Italy, com um cooperado que vai destacar o segmento luxo”, adiantou.

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, confirmou sua presença na solenidade de abertura e na palestra que abre o Congresso do Festuris com o tema “Os desafios da nova conjuntura econômica: onde estamos, para onde vamos”. O moderador do painel de abertura será o presidente da ABAV-RS, João Augusto de Godoy Chagas Machado. O presidente da GJP Guilherme Paulus fará a abordagem empresarial e um dos questionadores será Roy Taylor, vice-presidente do MERCADO & EVENTOS.

A solenidade de abertura acontece às 20 horas no Palácio dos Festivais. Na ocasião será entregue o troféu “Amigos do Festival”. Entre os agraciados está o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio.

O Clube do Arroz Amigo organiza a festa oficial de abertura logo após a cerimônia. O evento ocorre a partir das 22 horas na Caza Wilfrido. No dia 6, pela manhã, às 8h15, começa o Congresso Técnico. Autoridades, empresários e profissionais do setor turístico vão abordar temas importantes relacionados ao setor. O tema central do Congresso neste ano é “De Olho no Mercado – Superando as crises e desenvolvendo novos modelos de negócios”.
Serão pelo menos 2.500 marcas em exposição, 360 estandes físicos em uma área de 20 mil metros quadrados, mais de 14 mil visitantes profissionais circulando na feira e um crescimento de vendas estimado em pelo menos 3%. O M&E estará presente realizando cobertura em tempo real, por meio de seu portal, divulgando fotos, informações e com distribuição da revista FOLHA DO TURISMO BRASIL.

Lançamento – O lançamento oficial  do Festuris foi realizado no último dia 8. O evento aconteceu no  hotel Laghetto Viverone Moinhos, em Porto Alegre. Na ocasião, os diretores do Festuris, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi receberam mais de 500 convidados entre representantes do trade, imprensa e autoridades divulgando as principais novidades.

+ Londres sedia mais uma edição da WTM

De 2 a 5 de novembro acontece, em Londres, mais uma edição da World Travel Market, a maior feira profissional de turismo do Reino Unido. São esperados cerca de 50 mil profissionais durante os quatro dias do evento. Entre os mais de 200 novos expositores, destaque para o salão Viagens e Tecnolocia Show (The Travel Tech Show) com um pavilhão dedicado a empresas do ramo, um setor que na feira cresceu 20% nos últimos dois anos e apenas em 2014 gerou mais de 100 milhões de libras em negócios, com 11.300 atendimentos nas reuniões de negócios. A WTM conta com 5 mil expositores internacionais que representam 186 países e regiões de 38 setores da indústria do Turismo. No ano passado foram estimados mais de 2,5 bilhões de libras em negócios. O mercado do turismo de luxo será um dos destaques desta edição. Já o destino internacional convidado será o México. O horário de funcionamento será das 10 às 18 horas. O M&E, na qualidade de mídia partner, estará presente com distribuição da revista FOLHA DO TURISMO BRASIL editada em inglês, além de realizar uma cobertura completa do evento.

+ BNT Mercosul terá novo espaço em 2016

Uma das principais novidades para a 22ª edição da BNT Mercosul, que acontecerá nos dias 20 e 21 de maio de 2016, no Centreventos de Itajaí, será o Business Center. O expositor que tiver um estande na feira terá direito a uma credencial de acesso ao novo espaço com horário marcado para contatos com operadores e agentes de viagens. O espaço não será para estandes compartilhados ou de destinos turísticos, pois o foco será 100% na realização de negócios. Haverá ainda uma “Agenda com Compromissos” para os agentes de viagens, que servirá de acompanhamento. Caso o profissional não comparecer na reunião, perderá os benefícios oferecidos pelos organizadores.

Geninho Goes e Jair Pasquini, organizadores do evento, explicaram que as mudanças da BNT começaram em 2015 a ida para Itajaí. Pensando na necessidade de atualização constante dos profissionais de turismo, haverá também uma área com diversas Salas de Capacitação para quem deseja treinar os agentes de viagens. Os destinos turísticos e operadoras trarão temas para estas salas e os agentes farão a escolha com antecedência. Essas capacitações farão parte da agenda de cada profissional.

Tome Nota

Feira do Pantanal – O Governo de Mato Grosso lançou, em Cuiabá, a Feira Internacional do Turismo do Pantanal, que será realizada entre os dias 20 e 24 de abril de 2016. Durante o evento o governador Pedro Taques disse que há expectativa de que até lá a internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon seja concretizada.

Seminário – O hotel Copacabana Praia, no Rio de Janeiro, sedia no próximo dia 22,  o I Seminário sobre novos desafios do Turismo do Rio de Janeiro. O evento é  promovido pela Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro e pelo curso de Turismo da Unisuam; conta com o apoio da Sergio Castro Imóveis , do Preservale e da Fundação Cesgranrio.