Segundo Alejandro, Eloy Lastra, Secretário de Desenvolvimento e Promoção Turística do Ministério de Turismo da Argentina, em 2018 o país registrou uma recuperação no número de visitantes brasileiros, após uma queda em 2017. Ainda assim, o Brasil continua a ser o principal mercado para a Argentina.
Em 2018 foram 1,318 milhão de visitantes do Brasil. Só no terceiro trimestre do ano foi um crescimento de 11%. Para o secretário, o câmbio mais barato da Argentina no segundo semestre aumentou a competitividade do país. “A boa temporada de inverno também contribuiu para os resultados”, disse.
Outra boa notícia de Alejandro, é que os brasileiros passaram a procurar os destinos argentinos fora da temporada de inverno. As boas conexões aéreas entre os países contribuiu também. “A Azul e a Latam têm voo diário para Bariloche, A Gol e Latam voos regulares para Mendoza. As partidos de diversas cidades brasileiras e as conexões domésticas com as 7 companhias que operaram na Argentina facilitam a mobilidade dos turistas”, contou.
Durante a WTM-LA, Alejandro disse que a Argentina e o Brasil, por meio do MTur, fecharam um acordo de cooperação para promoção na China. Conversas para estender essa promoção conjunta para outros países não estão descartadas.