Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Cachoeira se prepara para a Festa da Boa Morte em agosto

​Comunidades quilombolas de Cachoeira se preparam para receber turistas durante a Festa da Boa Morte, manifestações religiosas, que será realizada de 12 a 15 de agosto. No último sábado, dia 28, a comunidade do Kaonge apresentou o projeto Rota da Liberdade a representantes de agências e guias de Turismo, de Organizações Não Governamentais(Ongs) e estudantes estrangeiros para ajudar  na divulgação e comercialização do roteiro. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), do Instituto Votorantim e do Sebrae.


O projeto é desenvolvido por um grupo de Turismo étnico de base comunitária e visa estabelecer um contato direto com os aspectos culturais e históricos que permeiam um quilombo.  Durante os festejos da festa religiosa Boa Morte, o projeto contará com duas vans, na sede de Cachoeira, para conduzir os visitantes que quiserem visitar os roteiros. O transporte será feito em dois horários diferentes: às 9h e às 14h. O passeio custa R$35 por pessoa e quem estiver com seu próprio veículo poderá fazer o roteiro por um preço mais em conta.

A assessora técnica da Produção Associada ao Turismo e da Economia Criativa da Setur, Marla Sampaio, ressaltou a importância deste contato para a comunidade. “Precisamos trabalhar aqui dois eixos importantes: o da inovação e da produção associada ao turismo. Dessa forma o roteiro pode ser aprimorado e também comercializado, sem esquecer do foco nos festejos da Boa Morte”, disse Marla.

A diretora da agência ProWorld Brasil, Judy Durkin, falou do interesse em divulgar  o projeto. “Eu já tinha planejado visitar esta comunidade antes, mas não deu certo. Hoje fui convidada e achei a experiência espetacular. Me interessei pelo roteiro. Ele tem uma parte educacional muito boa. Além disso, todos foram muito receptivos com o grupo”, disse Judy.

Filipe Cerolim

Receba nossas newsletters