Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Carnaval de Aracati é reconhecido como manifestação da cultura nacional

O presidente sancionou o Projeto de Lei que reconhece o carnaval de Aracati (CE) como manifestação da cultura nacional

O presidente sancionou o Projeto de Lei que reconhece o carnaval de Aracati (CE) como manifestação da cultura nacional

O Presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), sancionou nesta terça-feira (28), o Projeto de Lei 1501/19, do Deputado Federal Eduardo Bismarck (PDT-CE), que reconhece o carnaval de Aracati como manifestação da cultura nacional, conforme prevê a Constituição. A celebração do município cearense atrai cerca de 474 mil pessoa em uma única noite, movimentando o turismo e a economia local.

No município, a tradicional Festa do Momo é realizada há décadas e já reuniu quase 500 mil pessoas em uma única noite. Atualmente, o carnaval ocorre em oito dias, principalmente em quatro distintos palcos: Praia de Majorlândia, Praça da Comunicação, Rua Coronel Pompeu e Rua Coronel Alexanzito. Nesta última, ocorre o Carnaval Cultural, com desfile de blocos tradicionais, na rua que integra o Centro Histórico da cidade.

Eduardo Bismarck explica que a Constituição prevê a proteção pelo Estado das manifestações das culturas populares, garantindo a valorização, incentivo e difusão para o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso às fontes da cultura nacional. O parlamentar comemora a sanção e destaca a importância do reconhecimento para o Estado, sabendo que o carnaval é uma das festas mais representativas da cultura popular. “Vamos encerrar o ano com chave de ouro e, apesar de que, possivelmente não haverá carnaval em 2022, esse é um reconhecimento de todos que fizeram nosso carnaval nos últimos mais de 100 anos”.

De acordo com o autor do Projeto, o título vai atrair ainda mais visibilidade, abrindo possibilidade de mais investimentos. Com isso irá gerar ainda mais empregos, turismo e movimentará o comércio. “Estamos muito felizes com a Lei e principalmente com o apoio dos colegas parlamentares nessa luta”, finalizou o deputado.

Receba nossas newsletters