
O secretário de Turismo Pedro Galvão comemora com a rainha e as princesas os números positivos do Carnaval da Bahia
O balanço parcial do Carnaval de Salvador, apresentado pelo governador da Bahia, Jaques Wagner trouxe índices animadores de redução da violência nos três circuitos da folia. “Os números demonstram essa redução, como furto, que caiu 40% em relação ao mesmo período de 2013, roubo (-28%), lesão corporal (-29% )e agressões físicas (-35%)”, comemorou Wagner.No turismo os índices também são satisfatórios com aumento de 8% no fluxo, em ralação ao ano passado, com ocupação hoteleira acima de 90 % no circuito da folia. O principal emissor estrangeiro é a Argentina, seguido dos EUA, Alemanha, Itália, França e Espanha. Já os principais emissores brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.
Nos atendimentos no sistema de saúde que este ano foi 30% a menos, comparado com o Carnaval de 2013.Já no turismo o governador comemorou a ocupação hoteleira, que ficou em 91% nos estabelecimentos localizados próximos à festa. O governador destacou: “é uma queda no lado negativo do problema e um aumento semelhante no lado positivo. Do ponto de vista do que é competência do Estado, este foi o melhor Carnaval dos últimos oito anos. Sem dúvida nenhuma isso é fruto de um trabalho cada vez melhor das polícias, uma organização melhor da festa e uma consciência das pessoas de que o Carnaval é para brincar, e não para se brigar”, concluiu o governador.
A economia da capital baiana foi movimentada em R$1 bilhão pelos 550 mil turistas que passaram pela cidade durante a folia, representando um aumento de 8% em ralação ao ano passado. O principal emissor estrangeiro é a Argentina, seguido dos EUA, Alemanha, Itália, França e Espanha. Já os principais emissores brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.O secretário do turismo, Pedro Galvão, destacou que o projeto Guias e Monitores “foi muito bem, com 160 mil atendimentos, representando o principal teste do receptivo para a Copa do Mundo e para o São João que ocorrem em junho. Este será o diferencial da Bahia em relação às outras sedes do Mundial de Futebol da Fifa”.
Já o aplicativo Reclame Turismo, lançado no último dia 21 de fevereiro, que tem como objetivo avaliar os serviços turísticos, teve 500 downloads , sendo que as principais reclamações se referiam aos serviços de taxi, com destaque para a recusa em ligar o taxímetro e em levar passageiros para locais próximos ao ponto de abordagem.O secretário da Saúde, Washington Couto, também comemora a redução nos atendimentos este ano. A estatística dos três circuitos aponta que a redução no roteiro Barra Ondina foi de 27%, Campo Grande 23% e Pelourinho 15%.E o Carnaval da Bahia está fazendo escola para a Copa do Mundo. O secretário de comunicação , Robson Almeida, explicou que uma delegação da Holanda está em Salvador para ver de perto toda a operação do evento, pois no Mundial virão cinco mil visitantes daquele país para assistir o Jogo entre Holanda e Espanha e querem fazer um Carnaval para seus torcedores.
Sinéia Coelho,de Salvador