Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Curuçá (PA) une folia e preservação ambiental

Aliando diversão e consciência ambiental, o bloco Pretinhos do Mangue, um dos mais tradicionais do Carnaval do Pará, arrastou uma multidão de foliões neste domingo (19) em Curuçá, nordeste do Estado. Os brincantes pintaram os corpos com o barro preto do manguezal para pular e cantar pelas ruas da cidade. Cerca de 15 mil pessoas participaram da folia.

O bloco, que há 23 anos chama atenção para a preservação do meio ambiente, este ano trouxe como tema o Rio +20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece em junho, no Rio de Janeiro.

A concentração começou às 15 horas, no Porto Pretinhos do Mangue, onde os brincantes garantem suas fantasias gratuitamente, espalhando o barro do manguezal pelo corpo. A brincadeira começou há mais de duas décadas, quando um grupo de amigos resolveu entrar no mangue atrás de caranguejo e, após perceberem a escassez do crustáceo, voltaram com os corpos sujos em forma de protesto.

O grupo de Leonardo Rocha, 20 anos, Mayara Neves, 15, e Gilberto da Silva, 27, foi um dos que se despiram das roupas limpas e entraram no manguezal para se pintar com o tijuco, como é conhecido o barro do mangue. Pela terceira vez, eles repetem o rito, para desfilar com o bloco pela cidade. “Depois que você se lambuza na primeira vez, não tem como não fazer novamente”, disse Leonardo.

A dona-de-casa Shirlene Dourado Oliveira, de Belém, se lambuzou no mangue com toda a família. Até a caçula, Giovana, de apenas 1 ano, entrou no clima. “Minha sogra sempre falava, então esse ano resolvemos vir, mas não esperávamos que fosse tão divertido. Para participar tem que entrar no clima, mas isso é fácil, até a Giovana entrou”, declarou.

Animação – Por volta das 16 horas, as ruas da cidade se transformaram no corredor da folia. Animados por um trio elétrico, os foliões seguiram rumo à praça Coronel Horácio. No cortejo, por baixo do tijuco, algumas pessoas usaram a criatividade para se destacar. Foi o caso de Antônio Moraes, 45 anos, que se fantasiou de Rambo. “Faz parte da brincadeira”, afirmou.

Outros personagens já tradicionais do bloco também chamaram a atenção dos foliões, como Antônio Macêdo da Conceição, 73 anos, que desfilou com vários caranguejos vivos pendurados no pescoço. O crustáceo ainda estava representado em uma das alegorias do bloco, que trazia um caranguejo gigante.

Segundo o presidente do Pretinhos do Mangue, Edmilson Campos, o principal objetivo da festa foi mostrar a importância da preservação do meio ambiente. “Queremos chamar a atenção para o fato de que do mangue muitas famílias paraenses tiram seu sustento. Para essa festa, nada mais justo que nosso abadá seja o barro que vem desse mangue. Qualquer um pode ter e se divertir, sem pagar nada. Essa é a nossa forma de brincar um carnaval seguro, sustentável e ecologicamente correto”, frisou.

Além do Pretinhos do Mangue, a programação ainda seguiu com o desfile de vários blocos pelas ruas da cidade. Outro destaque da programação desfila quarta-feira (22). É o bloco “Ilhados”, que sai às 15 horas e promete arrastar os foliões que permanecerem no município. O evento é organizado pela Prefeitura de Curuçá, com o apoio do governo do Estado.

Receba nossas newsletters