Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

EBS 2019 recebe 2,3 mil visitantes em São Paulo

Feira EBS levou 32 horas de conteúdo a players dos segmentos Mice e de T&D (Erick Ribeiro)

Feira EBS levou 32 horas de conteúdo a players dos segmentos Mice e de T&D (Eric Ribeiro/M&E)

O balanço da Feira EBS – Evento Business Show, considerado o principal encontro dos segmentos Mice do Brasil, foi revelado nesta terça-feira (12). Ao todo, foram dois dias, 32 horas de conteúdo estratégico, 40 palestrantes, 84 expositores, 14.509 reuniões, mais de 500 congressistas e cerca de 2,3 mil visitantes. Os números da 17ª edição da Feira incluiram ainda a 4ª edição do Congresso MICE Brasil.

Entre os expositores da 17ª EBS, estiveram destinos, espaços e fornecedores para eventos, empresas de Gift, tecnologia & inovação, experiências de luxo, treinamento e desenvolvimento, experiências corporativas outdoor e gastronômicas, saúde e bem-estar. O patrocínio foi da Belotur, Hoffman, Consuma Gastronomia e do Centro de Convenções Rebouças.

Em 2020, a Feira EBS completará 18 anos, e o evento já tem data marcada nos dias 3 e 4 de junho também no Centro de Convenções Rebouças.

A programação começou com o maior evento de conteúdo voltado ao segmento Mice. Confira o que rolou:

Primeiro dia

O primeiro dia do Congresso foi aberto com a palestra de Beia Carvalho, presidente da Five Years From Now. Na sequência, foi a vez do Diretor da consultoria ATP, Alexis Pagliarini, compartilhar os resultados do último encontro de líderes do setor Mice, a Ordem da Távola Redonda Mice, com insights sobre o futuro do setor, finalizando com a moderação de um painel composto por Silvana Torres, presidente da Mark Up, Carlos Raices, diretor de projetos e eventos do Grupo de Publicações Globo e Wilson Ferreira Jr., presidente da Ampro – Associação de Marketing Promocional e CEO na Spice Eventos, que comentaram os diversos pontos captados nesse encontro.

Em seguida o tema foi o Assédio Moral Corporativo, na voz Maurício Magalhães, sócio-empreendedor na Mundo Real e VP da Ampro, que trouxe à tona este que é um dos grandes desafios na relação entre empresas e clientes do segmento. Logo depois, Vinicius Soares, fundador do AiNews e da Mais A.I., abordou sobre como funcionam as inteligências artificiais, imaginação e criatividade.

Felipe da Veiga, Sócio-fundador da Incentivarte Consultoria, desmistificou os fakes sobre a Lei Rouanet e explicou seu funcionamento. Depois, o painel “O futuro das leis de incentivo” debateu os prós e contras as mudanças nas regras de solicitação de patrocínios através da Lei Rouanet, com Fernando Elimelek, CEO da Playcorp, Símon Szacher, Diretor Geral e Captação de Recursos do Festival Pixel Show e Luiz Serafim, Head de marketing da 3M, com moderação de Felipe da Veiga.

Para finalizar o primeiro dia do Congresso, Felipe Oliveira, Consultor ID_BR – Instituto Identidade do Brasil, falou sobre os desafios da diversidade no mercado. O painel terminou com um debate com a participação de Alinne Rosa, VP RH da Reed Exhibitions, Silvana Saraiva, Presidente Ecowas Chamber of Commerce Brazil, do Instituto Internacional Feafro e Flavio Andrade, Diretor da All In One.

Logo após o almoço, a área de exposições foi aberta para a visitação dos Congressistas e dos visitantes inscritos. Enquanto as empresas expositoras mostravam soluções e tendências em produtos e serviços dirigidos ao mercado de eventos corporativos, incentivos, congressos, feiras e ao mercado de treinamento e desenvolvimento, o Salão Nobre do Centro de Convenções Rebouças ficou repleto com representantes de empresas compradoras, convidadas para conhecer as soluções das empresas expositoras para suas demandas em eventos corporativos, incentivos e treinamentos, durante o Speed Meeting. Cada expositor teve três minutos para se apresentar a cada comprador. O Speed Meeting Mice Global, rodada de negócios dirigida aos compradores e fornecedores de produtos e serviços para eventos internacionais, totalizou 368 reuniões entre os participantes.

Em paralelo, durante a Feira, os visitantes puderam acompanhar conteúdos estratégicos de forma gratuita em três Arenas distintas, com palestras simultâneas de 25 minutos. Assuntos como o design da mentalidade inovadora, a evolução do setor de eventos, inovações em premiação, o conceito de Outdoor Training, assédio moral e sexual no segmento, place branding, atitude digital, equilíbrio, gestão remota, criatividade e resiliência, além de cases como sair da zona de conforto, foram abordados no primeiro dia.

Segundo dia

No dia 6, o Congresso Mice  começou com Marina Pechlivanis, sócia-fundadora da Umbigo do Mundo, que abordou a importância de encantar no universo Mice. Em seguida, Regina Trama, gerente de projetos especiais e eventos na Trip Editora, falou sobre o case Casa TPM, um evento de dois dias, aberto ao público e gratuito, que traz reflexões profundas e boas doses de humor.

Outro case que inspirou os congressistas foi o Senna Day, um festival com diversas atrações que comemorou, neste ano, o legado de 25 anos de Ayrton Senna. A experiência foi compartilhada por Paola Santilli, gerente executiva de branding Ayrton Senna e Senninha no Instituto Ayrton Senna.Em seguida, Claudio Miranda, multi-instrumentista, fundador do Instituto Favela da Paz, e Monica Noda, falaram sobre o Cambia Festival, um festival auto-organizado de transformação social, criado para estimular a imaginação coletiva.

Aprendizados do case Fyre Festival, um dos maiores fracassos da história dos festivais, foram depois abordados por Marcelo Politi, CEO do Grupo Nove Eventos. A sequência foi com o estrategista Ernesto Abud, na FuckUp Session – Como agir no desconforto, no incômodo e no imprevisto. E o segundo dia do Congresso finalizou com o debate “Nocauteando crises: Como lidar com imprevistos no Mice”, onde participaram Gisele Cruz, Gerente de Marketing da FTD Educação, Bernardo Dinardi, sócio-fundador na The HUBi e TM1 Live Mkt, Luiz Bellini, Diretor de Eventos da Reed Exhibitions e criador do New Mobility e Fábio Almeida, Coordenador de Marketing da Brasil Game Show. A conversa foi moderada por Marcelo Politi.

Durante a Feira, as Arenas do segundo dia movimentaram os visitantes com assuntos que abordaram sobre conflitos, o segredo das marcas vencedoras, segurança em grandes eventos, transformação digital no setor, ambiente de trabalho 4.0, SEO, hashtag e Lives na alavancagem de eventos corporativos, como criar experiências incríveis, marketing digital, criatividade, mensuração de resultados, comunicação não-violenta e relações pessoais no ambiente de trabalho, entre outros.

Receba nossas newsletters