Roberto Gevaerd, diretor de Gestão e Inovação da Embratur, participou do Web Summit 2023, que aconteceu em Lisboa, nesta quarta-feira (15). O diretor comandou o painel “Inovação Aberta: startups construindo destinos inteligentes”, no qual apresentou projetos bem-sucedidos da Agência na área.
No painel, Gevaerd apresentou as iniciativas de inovação já desenvolvidas na Embratur, como as experiências com startups pelo EmbraturLAB – programa de inovação da Agência voltado à seleção de projetos inovadores que melhorem e facilitem a experiência dos turistas no país. Segundo o diretor de Gestão e Inovação, o Web Summit Lisboa é uma excelente oportunidade para conectar o ecossistema da inovação e de empresas de tecnologia ao turismo brasileiro.
Considerado o maior evento de tecnologia, inovação e empreendedorismo da Europa, o encontro – que seguiu até quinta-feira (16), reuniu cerca de 70 mil pessoas na capital portuguesa. A delegação da Embratur esteve junto com a equipe da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
“A inovação se conecta diretamente ao turismo. E o turismo é um setor potente na economia do país: somos um setor pulsante da economia que representa mais de 8% do PIB e, para avançar, é preciso agregar diferentes segmentos. Essas soluções podem trazer facilidades ao turista. Ao juntar turismo e diferentes setores, temos a oportunidade importante de aumentar sua eficiência operacional. E aqui tudo isso está reunido no mesmo espaço. Além disso, viemos aprender com experiências bem sucedidas e mostrar que o turismo tem grande potencial econômico para inovação”, ressaltou.