Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

ExpoRio: líderes debatem captação de eventos e calendário oficial para cidade do Rio

279C3B18-C218-4FAC-87E6-28519C7CFC8F

Painel debateu a retomada dos eventos no Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO – O primeiro dia da ExpoRio Turismo, nesta quinta-feira (23), ficou marcado por um painel sobre os eventos no estado do Rio, com seus desafios e proposições nesta retomada. O debate contou com representantes da Abeoc RJ, do Riocentro, da secretaria de Promoção e Eventos da cidade do Rio e do Apresenta Rio.

E o desafio maior nesta retomada, com a volta por completo dos eventos, é evitar o canibalismo. É por isso que, segundo Ana Ribeiro, subsecretaria de Promoção e Eventos da Prefeitura do Rio, já passou da hora da cidade ter um calendário oficial.

DSC_0163

Pedro Guimarães, do Apresenta Rio, Ana Ribeiro, subscretária de Promoção, Marcelo Monfort, subsecretário de Grandes Eventos, Adriana Homem, da Abeoc-RJ, e Eduardo Rodrigues, do Riocentro

“Temos que trabalhar em conjunto para trazer os grandes eventos de volta. Essa é a nossa bandeira! Mas precisamos da criação, agora de verdade, de um calendário oficial de eventos para a cidade. Este calendário atual não é oficial como deveria”, disse Ana. “Enquanto isso, seguimos aqui nos debruçando para trazer de volta os eventos”, completou.

“Temos que trabalhar em conjunto para trazer os grandes eventos de volta. Essa é a nossa bandeira! Mas precisamos da criação, agora de verdade, de um calendário oficial de eventos para a cidade”.

Adriana Homem de Carvalho, presidente da Abeoc RJ, destacou a importância dos eventos, que dentro da cadeia produtiva é uma indústria que movimenta diversas outras áreas. “Os participantes vêm e se hospedam, visitam atrativos, contratam guias, se alimentam, e assim vão movimentando a economia como um todo. Não tem outra atividade hoje que mexa com tantos segmentos do turismo como os eventos”, destacou a executiva. “Temos um potencial enorme para captar eventos técnico-científicos pelo potencial de pesquisa que temos na cidade do Rio”, completou Adriana.

5F0E7D81-ACD0-4CC8-B72B-A0CD5FD722B5

Painéis complementaram a programação cultural e de promoção da ExpoRio Turismo

Pedro Guimarães, presidente do Apresenta Rio, por sua vez, lembrou que os eventos de entretenimento também se juntam nesta pegada de retomada da economia, criando um ambiente cada vez melhor para toda a indústria. “O setor saiu da invisibilidade, com várias conquistas ao longo destes anos. Precisamos de um março regulatório e um processo de realização de eventos cada vez mais dinâmico”, frisou Pedro. “E esta ExpoRio é motivo de muita alegria por ser o primeiro evento onde todo mundo pôde entrar sem máscara”, completou.

Riocentro já investiu R$ 500 milhões no Rio e agora busca eventos que combinam com a cidade

O diretor geral do Riocentro, Eduardo Rodrigues, destacou a importância do Rio para a GL events no mercado brasileiro, bem como as novas tendências que o grupo tá apostando para captar cada vez mais eventos para a cidade.

“Já investimos R$ 500 milhões no Riocentro e fizemos a concessão de outros espaços. Digo que a GL events é uma empresa franco-carioca, porque sempre investimos neste destino. Depois fomos para São Paulo, Salvador e Santos, onde percebemos que cada destino tem sua característica. A gente entende, portanto, que a vocação do Rio é a realização de grandes eventos e que, além deles, temos uma veia muito grande para vender o destino para realização de congressos. Temos que buscar eventos que sejam a cada da cidade”, destacou o diretor do Riocentro.

Receba nossas newsletters