Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Festuris comemora crescimento de 33% na área internacional

Marta Rossi fala do crescimento internacional do Festuris

Marta Rossi fala do crescimento internacional do Festuris

Em um ano marcado pelas dificuldades no cenário econômico mundial, o Festival do Turismo de Gramado (Festuris) comemora um acréscimo de 33,49% no espaço ocupado pela área internacional em relação ao ano passado. A informação foi confirmada durante café da manhã no Hotel Ritta Höppner Residenz, em Gramado. Além disso, os destinos do exterior aumentarão em 24,13%, reafirmando a feira como um grande palco de negócios de turismo mundial. “Nossa entrada no mercado internacional já está consolidada”, comemora a diretora Marta Rossi. O diretor Eduardo Zorzanello destaca ainda que não é apenas a quantidade que está sendo destacada. “São destinos e empresas de qualidade que chegam à feira em 2012. É o caso da Air China, que escolheu o festival para se lançar no mercado de eventos de turismo no Brasil”, diz.

A 24ª edição terá cerca de 400 estandes, em um total de 2 mil marcas expostas e 40 países participantes. Destinos como China, México, África do Sul, Itália, Uruguai, República Dominicana, Suíça, Ilhas Seychelles, Barbados, Jordânia, Colômbia e Equador são alguns dos destaques. A 40 dias do evento, do total de 17 mil metros quadrados do Serra Park, 95% já está comercializado, o que também foi destacado na coletiva. “É a primeira vez que atingimos esta marca tão rapidamente”, afirma o diretor Marcus Vinícius. Marta Rossi estima um crescimento médio de 15% no Festuris de 2012, que será prestigiado por presidentes da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav) de cerca de 20 Estados, além de ter a presença de 250 convidados internacionais.

TURISMO MUNDIAL – Em âmbito universal, o turismo conseguiu se adaptar à crise econômica, na opinião do secretário-geral da Organização Mundial de Turismo (OMT), Taleb Rifai. Ele lembra que o segmento foi duramente atingido pela crise em 2008 – com uma desaceleração de 2,1% – antes de viver, em 2009, seu pior ano em seis décadas. “Na época houve uma queda de 3,8% na chegada de turistas. Contudo, enquanto a crise parecia não chegar ao fim, o turismo cresceu 6,6% em 2010 e 5% em 2011. A única boa notícia procedente da economia vem do turismo, que é um setor muito flexível, que se adapta bem às circunstâncias”, comemora.

COLETIVA – Durante a coletiva, Marta Rossi recordou que o festival começou com a proposta de promover o turismo gaúcho e, com o passar dos anos, foi crescendo nacional e internacionalmente. “Hoje, viajamos o mundo, percorrendo outros eventos e buscando novas ideias e tendências. E, como me disseram recentemente, não realizamos um trabalho ‘raso’, apenas colocando novos salões e propostas na feira. Nós buscamos aprofundar nossas ações e sensibilizar o mercado.”Eduardo Zorzanello falou na questão dos salões do Festuris que enaltecem a inclusão social, caso do de Acessibilidade, que está sendo lançado neste ano, e o GLS, que chega à quarta edição em 2012. “São propostas vanguardistas que trazemos ao trade”, reforça. E ainda lembrou do Salão do Enoturismo, que também está sendo apresentado neste ano, com promoção dos destinos indutores de produção vinícola. Marcus Vinícius ressaltou os avanços tecnológicos do evento, com o lançamento do aplicativo do festival, que começará a funcionar na solenidade de abertura, na noite de 22 de novembro, além do QR Code. “Ele permitirá carregar a feira no bolso, otimizando a presença dos expositores e visitantes que buscam fechar negócios e terão o tempo melhor aproveitado”, acredita.

O prefeito em exercício de Gramado, Luia Barbacovi (PP), e a secretária de Turismo, Rosa Helena Volk, também participaram da coletiva. Barbacovi elogiou o crescimento do Festuris, ressaltando a importância dos relacionamentos dos diretores do evento na divulgação de Gramado para trazer uma seleção à cidade durante a pré-temporada da Copa do Mundo, em 2014. “O conhecimento que vocês têm no cenário do turismo mundial será essencial nesse processo.” O prefeito ainda lembrou que nesta sexta-feira (12) inicia a entrega de 50 mil exemplares do catálogo do Natal Luz, que, a exemplo do festival, também terá QR Code.

CAMPANHA DO ALIMENTO – A diretora do Parque Mini Mundo, Jussara Höppner, e as representantes do Orbis Club Gramado, Ana Gioconda Viezzer e Marilene Ramm, destacaram os resultados parciais da 10ª Campanha do Alimento. “Até agora foram recolhidos 15,5 mil quilos, mas pretendemos chegar a 18 mil até novembro. Para isso, contamos com a participação das empresas da região”, afirma Ana Gioconda.

O FESTURIS – Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade da Região Sul e palco de negócios turísticos mundiais, o Festival do Turismo de Gramado é voltado exclusivamente a profissionais do setor. Recebeu em sua última edição aproximadamente 14 mil profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul. O 24º Festuris se realiza de 22 a 25 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festivalturismogramado.com.br.

 

Receba nossas newsletters