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Destinos / Feiras e Eventos

Fitur 2024: Setur de Brasília busca posicionar a capital como multidestino turístico

Cristiano Araujo secretario de turismo do DF 1 Fitur 2024: Setur de Brasília busca posicionar a capital como multidestino turístico

Secretário de Turismo de Brasília/DF, Cristiano Araújo Foto: Eric Ribeiro/M&E

MADRI – Pesquisa realizada pelo New York Times (EUA) indica Brasília como um dos 50 destinos a serem visitados em 2024, seja por um público mais voltado à arquitetura moderna da capital federal, pelo ecoturismo oferecido a partir de seus 80 parques naturais ou pela grandiosidade do cerrado. O fato é que a pesquisa também a posiciona como a cidade mais segura do país.

As informações são do secretário de Turismo de Brasília/DF, Cristiano Araújo, que participa da Fitur Madri na qualidade de coexpositor no estande da Embratur. “O que buscamos na Fitur é posicionar Brasília junto ao trade europeu como destino turístico, trazer novos produtos e estreitar o relacionamento com operadores e influenciadores”, explicou.

O secretário também quer dar visibilidade a novos produtos que a capital gostaria de ver nas prateleiras das agências de viagens, como o Eixo do Vinho, por exemplo, que poucos conhecem e inclui, além de visitas guiadas às vinícolas, degustação e pernoite.

Para fortalecer o Eixo do Vinho e conquistar mais visitantes, em abril próximo será lançado um empreendimento na região vinícola de Padef – Café sem troco, na capital, com restaurantes, lojas e venda de vinhos, associando o produto principal a serviços de entretenimento e lazer.

Araújo explicou que Brasília participou das principais feiras de turismo – BTL de Lisboa, WTM-LA em São Paulo, Abav Nacional no Rio de Janeiro e FIT Buenos Aires – em 2023 e, agora em 2024 também pretende acompanhar os eventos mais importantes, sempre para posicionar a Capital junto ao trade e negociar, como vem fazendo na Fitur de Madri junto às companhias aéreas. Com a TAP, por exemplo, está em tratativa para somar mais um voo a partir de julho ao direto e diário que já opera com a capital. Ao mesmo tempo ampliar as frequências BRS Miami e BRS Orlando, nos Estados Unidos, com a Gol, e dois novos voos da Sky para Santiago do Chile, mais os 3 dias de frequência com Lima, no Perú, operados pela Latam.

Shows e feiras – Araújo lembra que Brasília já se consolidou como Capital de Eventos e Negócios no Centro-Oeste do Brasil e agora trabalha para diversificar suas opções de turismo e fazer com que o tempo médio de permanência de visitantes na cidade seja de 3 a 4 dias.

Neste primeiro semestre a Capital tem programação variada começando pela Semana de Festividades Culturais, com shows de música de 14 a 21 de abril, aniversário da cidade e incluindo cidades satélite de Brasília, e uma etapa da Stok Car, no dia 21.

No mês de agosto Brasília será palco da largada e chegada do Rally dos Sertões e, em setembro, de 25 a 27, sediará o principal evento de turismo do Brasil, a Abav Expo Nacional 2024. A Secretaria de Turismo, junto com o trade e o Sistema ‘S’ está preparando a feira que será realizada na Arena BRB (Estádio Mané Garrincha), uma “inovação” e que incluirá jogos no estádio paralelos ao evento entre profissionais do trade, com a organização do receptivo, qualificação de mão de obra e retrofit de hotéis mais antigos e muito mais. “Vamos surpreender e fazer da Abav Expo em Brasília um evento para deixar saudades”, finalizou o secretário.

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