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Feiras e Eventos

Luppa revela com exclusividade detalhes da parceria

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Conforme anunciado há pouco; a Trend terá como sua mais nova parceria a consolidadora Rextur. O presidente da Trend Operadora; Luis Paulo Luppa; em entrevista exclusiva ao MERCADO & EVENTOS revelou como vai funcionar a recém anunciada parceria. Segundo ele; o objetivo é oferecer mais e melhores condições para o agente de viagem fazer cada vez melhor seu trabalho.

Com isso; a Trend passa a vender bilhetes aéreos através da Rextur; que; por sua vez; passa a contar com a rede nacional da Trend e todo seu portfólio de hotéis. Luppa confirmou que esta é apenas a primeira fase do acordo e que numa segunda etapa; dentro de 90 dias; será anunciada um terceiro parceiro:

“Ingressa um terceiro parceiro; que ao longo do desenvolvimento desse acordo apareceu; agregou e contribuiu e vai tornar essa parceria um tripé; bem mais forte. Ele já está trabalhando; está fechado conosco. E vai contribuir para irmos para a terceira fase do projeto”.

Ele anunciou ainda uma nova Trend para 2011: “Com certeza devemos fechar o ano de 2011; com uma cara muito diferente: mais arrojada; mais moderna e mais completa”; disse.

MERCADO & EVENTOS – O que significa para a Trend essa parceria com a Rextur?
Luis Paulo Luppa
– A Trend é uma empresa muito ligada ao agente de viagem que vem; há muito tempo; cobrando de nós uma solução global. Sob o ponto de vista de uma agência de viagem; o bilhete aéreo é uma coisa que movimenta muito a agência; uma vez que 60% a 70% do movimento tem muito a ver com o aéreo. E nós; por uma questão estratégica; decidimos não ser um consolidador aéreo. Então; começamos a olhar o mercado de uma maneira mais pontual e pesou muito a credibilidade; os mais de 30 anos de atuação da Rextur. A Rextur também é muito focada nos agentes de viagens; uma empresa muito ética; que combina e cumpre. Nós queríamos uma solução para o aéreo e eles queriam uma solução para poder ter uma cobertura nacional. Essa parceria é muito interessante porque atende aos dois lados; nós vamos ter uma solução de aéreo e eles vão ter uma bela solução; através das nossas 20 filiais; cobrindo o Brasil inteiro.

M&E – Em médio prazo; o que essa parceria impacta de volume de negócios para a empresa?
Luppa
– Cada vez que damos uma solução mais integrada para o agente de viagem; não tenha dúvida de que pela facilidade; pelo comprometimento; pela fidelidade que temos com ele; o portal Trend vai ter um acesso muito maior. Hoje o agente vai entrar no portal e clicar em bilhete aéreo e vai cair na Rextur. O mesmo acontece quando acessar a Rextur e clicar em hotel. Há toda uma política creditícia; ou seja; tudo foi muito pensado para facilitar a vida do agente. Acreditamos que teremos uma alavancagem bastante significativa; principalmente fora de São Paulo; uma vez que temos muita presença e muita cobertura de Nordeste; Norte; Sul e Centro-Oeste. Vamos oferecer ao agente de viagem um produto e uma marca muito sólida.

M&E – Qual a importância estratégica desse negócio?
Luppa
– O que nós estamos falando nesse momento eu classifico como a ponta do iceberg; o que estamos mostrando estamos chamando de fase 1; por que teremos uma surpresa muito agradável na fase 2; que deve acontecer nos próximos 90 dias. Ingressa um terceiro parceiro; que ao longo do desenvolvimento desse acordo apareceu; agregou e contribuiu e vai tornar essa parceria um tripé; bem mais forte. Ele já está trabalhando; está fechado conosco. E vai contribuir para irmos para a terceira fase do projeto.

M&E – Qual o papel desse terceiro parceiro?
Luppa
– Essa essência e conceito de agregar mais facilidades para o agente de viagem. Teremos uma solução mais abrangente; três cabeças pensam melhor do que duas; uma forma mais ágil e mais presente do que agente já tem e que não é pequena e fará com que o mercado repense. Uma vez que quando agente começa a se unir estrategicamente; não é preciso necessariamente comprar ninguém; nem vender nada; simplesmente tem que ser inteligente estrategicamente para poder usar suas fortalezas e as fortalezas do seu parceiro em prol do bem comum.

M&E – O agente de viagem quer saber: com essa parceria; o que impacta no meu dia a dia? o que eu vou ter à minha disposição?
Luppa
– O agente vai ter num único clique mais produtos; mais facilidades; mais crédito; mais acessibilidade; mais solutions center; mais gente atendendo; mais plantão 24 horas e ter uma alternativa inteligente e inovadora; por que são duas empresas experientes; duas empresas sólidas; são duas empresas reconhecidas no mercado que se unem para oferecer o que elas tem de melhor.

M&E – Como se deu esse casamento?
Luppa
– Teve uma influência muito grande por causa da relação que existe há; pelo menos; 30 anos; do Goiaci (Guimarães); com o Washington (Preti) e o Zé (José Carlos Anjos). Então; é evidente que para se fazer uma parceria onde se troca informação; abre-se clientes; mostra números e faz tudo em prol do benefício para o agente de viagem; é preciso envolver alguns fatores como ética; uma essência e objetivos parecidos; arrojo; visão muito complementar. É lógico que existem consolidadoras muito boas no mercado; mas pesou muito a relação; a certeza de uma homogeneidade e de estar fazendo um negócio duradouro.

M&E – Depois de estar há um ano e meio na Trend e como sócio há um ano; o que você já entende como tua colaboração para a empresa?
Luppa
– A minha colaboração é de engenharia humana; de catalisar as pessoas; de prepará-las; capacitá-las; desenvolvê-las; treiná-las; de construir cenários; uma vez que o mundo globalizou; está muito veloz; não se pode pensar individualizada; por mais preparo que se tenha; não se vai a lugar nenhum sozinho. Acho que a Trend é hoje uma empresa muito preocupada com o ser humano; entendemos que não temos nada de diferente; a não ser pelas pessoas que trabalham lá. Essa gestão; que mistura de uma maneira muito inteligente a experiência; o conhecimento profundo de mercado e uma visão diferente minha; de uma mercado mais executivo; de alto-impacto; de commodities; de consumo; focando mais no longo prazo; mais estratégico e com estilo arrojado; baseado em informação; em coisas novas; em entender o próximo; que a concorrência pode ser algo saudável; que o concorrente de hoje pode ser o seu parceiro de amanhã e que de certa forma pode-se construir cenários em conjunto com cliente; concorrentes; fornecedores. A cadeira produtiva tem que ter saúde; se ela for salutar todo mundo ganha; por isso que eu; apesar de ser muito criticado; de as pessoas acharem que eu tenho uma visão curta quando eu falo que o agente de viagem é a nossa prioridade; pois ele passa por um processo de qualificação e ele vai ser muito melhor do que é hoje. É nisso que a gente aposta e acredita; apesar de todos os indicadores; e de a internet crescer; tem espaço para todo mundo. Na internet vão buscar commoditie; no agente de viagem vão buscar valor e o agente de viagem vai encontrar sustância e uma boa retaguarda em empresas como Trend e Rextur; que nasceram e foram criadas e desenvolvidas através desse público: o agente de viagem. Não fazemos nada além de sermos coerentes.

M&E – As empresas que trabalham forte as vendas de destinos devem ficar preocupadas com essa nova fase da Trend?
Luppa
– Preocupadas não. Eu diria que o mercado está muito interessante. As pessoas que dirigem as empresas precisam entender que as ameaças vêm disfarçadas de oportunidade e as oportunidades vêm disfarçadas de ameaças. Vai continuar crescendo; tendo um bom desempenho; valor
izando seu EBITDA; valorizando seu patrimônio; tendo uma visão mais globalizada; uma vez que hoje não há como fugir de um ataque dos internacionais; que é uma tendência natural; isso vai acontecer. Se a empresa não estiver profissionalizada; diversificada; haverá muita dificuldade de enfrentar esse futuro. E para enfrentar esse futuro é preciso ter inteligência competitiva; o que passa pela humildade; pelo entendimento do que é estratégia; por deixar o ego na garagem; por deixar de ser dono e ser executivo; ser empresário; ter visão de gestor. Essas mudanças são muito benéficas. A Trend está nesse caminho; que é irreversível.

M&E – Qual o principal recado que os colaboradores da Trend vão levar da convenção?
Luppa
– No sábado estamos dedicando integralmente sobre o que é a parceria entre a Trend e a Rextur. Nosso pessoal vai sair com metas claras para a questão do aéreo. No domingo vamos investir na análise do nosso primeiro quadrimestre que foi muito vitorioso; acima da expectativa; em todos os sentidos; principalmente no que diz respeito ao internacional; que vem crescendo muito; independente dessa questão de indisponibilidade que há no mercado nacional; a Trend tem o volume e história para continuar crescendo e vamos tirar a segunda-feira inteira para fazer um dia de treinamento; muito focado no nosso sistema TSF; com algumas melhorias para os clientes; além de visitas de pessoas de fora; onde vai ser feito um trabalho de influência e persuasão; além de uma surpresa e dinâmica na praia; tudo isso para fortalecer a capacidade emocional de todo mundo para entender que eles trabalham numa grande empresa; focada no futuro; no agente; na solução e que detemos as ferramentas para eles fazerem o melhor trabalho no campo.

M&E – Qual o recado da Trend nesse momento para o mercado como um todo?
Luppa
– 2011 é um ano muito importante para a Trend. Nós nos preparamos nos últimos 18 meses para soltar nossas “bombas atômicas muito pacíficas”; que geram benefícios não só para o agente de viagem; mas para o mercado como um todo. Diria que temos entre julho e agosto; outra grande notícia que vai agradar muito o agente de viagem e que vai mudar muito a cara da Trend; e que não é o terceiro parceiro; mas outro projeto. E em outubro; no nosso workshop; onde o Mercado & Eventos vai estar presente mais uma vez como media partner; também apresentaremos uma nova solução. É um ano onde vamos colocar em prática tudo aquilo que investimos e trabalhamos; todos os recursos que alocamos e com certeza devemos fechar o ano de 2011; com uma cara muito diferente: mais arrojada; mais moderna e mais completa.

Luis Paulo Luppa

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