Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Maranhão destaca ações promocionais realizadas em 2023

IMG 5680 e1703853126843 Maranhão destaca ações promocionais realizadas em 2023

Com participação em inúmeras feiras e eventos, Setur-MA investiu intensamente em ações de destinos turísticos (Divulgação)

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio da Superintendência de Promoção, Marketing e Eventos do Maranhão, realizou diversas ações promocionais, em 2023 com objetivo de promover e consolidar os destinos do Estado como produtos turísticos de grande potencial nacional e internacional.

Nos últimos 12 meses, a Setur-MA viabilizou a participação do Maranhão como expositor de destaque em seis feiras de turismo nacional e duas de turismo internacional, com o intuito de promover e apoiar a comercialização dos destinos maranhenses no mercado turístico. As ações totalizam um investimento de mais de R$ 906 mil.

A Setur-MA também capacitou 1.650 agentes de viagens para oferecerem aos clientes pacotes de viagens para São Luís, Chapada das Mesas e Lençóis e Delta, atualmente, os destinos mais procurados do estado. Do número total de agentes capacitados, 500 capacitações ocorreram de forma online.

“O Maranhão é um dos estados brasileiros que mais se destacam no segmento turístico do país. Além do turismo interno, o turismo internacional está sendo mais aquecido com investimentos em promoção e estruturação dos nossos destinos. Nossos atrativos são belíssimos e formam a vitrine para que os operadores e profissionais do mercado se sintam atraídos a conhecer mais sobre as belezas naturais do nosso Maranhão de encantos. O Governo do Maranhão segue trabalhando para alcançar voos ainda maiores”, destacou a secretária Estadual de Turismo, Socorro Araújo.

Feiras Nacionais

No Brasil, o Estado participou da 10° edição da WTM Latin American, primeira feira de turismo nacional do ano, realizada em abril, em São Paulo. No evento, a Setur-MA foi um dos estados expositores com estande institucional, onde milhares de visitantes puderam conhecer as belezas dos destinos maranhenses, por meio da divulgação de material promocional, degustação de comidas típicas, além da capacitação de 70 agentes de viagens com foco no destino Maranhão.

Com investimento de R$ 130 mil, a Superintendência de Promoção da Setur, esteve presente na 11° edição da BNT Mercosul 2023, em Balneário Camboriú, Santa Catarina, no mês de maio, e capacitou 750 operadores, agentes de viagens de diversas cidades do sul do país e do Mercosul, com foco no treinamento e comercialização sobre os principais roteiros turísticos maranhenses.

A Setur-MA também marcou presença também na 50ª edição da Abav Expo, juntamente com representantes da Secretaria de Turismo e do trade turístico maranhense, realizada no Rio de Janeiro. O estande da Setur-MA foi um dos mais visitados do evento e capacitou 80 agentes de viagens. Os investimentos para a participação no evento ultrapassaram R$ 307 mil.

Na ocasião, o Governo do Maranhão viabilizou também para o evento algumas ações promocionais, por meio de imagens dos principais destinos dos polos São Luís, Lençóis e Delta, Chapada das Mesas e Floresta dos Guarás, em outdoors, banners, cancelas de estacionamento de locais estratégicos como aeroportos, além de apostar na mídia dos taxis.

Em junho, a Setur-MA participou da 11° Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), realizada no Pará, em que possibilitou apoio ao trade turístico do estado participar do evento, com o objetivo de comercializar o destino Maranhão e captar um público novo de turistas para o estado.

Já no início de novembro, a Setur-MA participou do Festival de Turismo de Gramado (Festuris), um dos maiores eventos da América Latina, que já faz parte do calendário de promoção turística da Superintendência de Promoção, Marketing e Eventos, com investimentos de mais de R$ 127 mil. Em um estande de 35 metros quadrados todo decorado com as belezas do estado os visitantes puderam degustar produtos típicos e receberam kits promocionais.

O calendário anual de eventos se encerrou no Salão de Turismo, evento que foi retomado pelo Ministério do Turismo (MTur), em Brasília, após 12 anos de pausa. Na ocasião, a Setur-MA divulgou os diversos atrativos turísticos do estado com a distribuição de material promocional e também fez intercâmbio com outras praças turísticas. Os custos da presença do Maranhão no evento foram subsidiados pelo Ministério do Turismo (Mtur).

Considerado o mais importante evento do segmento turístico voltado para agentes de viagens do Brasil, a Setur-MA também marcou presença nas edições do Road Show Mercados e Eventos realizadas em Brasília e Belo Horizonte, capacitando 250 agentes de viagens sobre o “Maranhão Terra de Encantos”.

“Em 2023, realizamos uma série de ações em mercados estratégicos para nos aproximarmos de empresas e parceiros em potencial. As feiras e eventos voltados para o segmento comercial do turismo têm o objetivo de divulgar os principais atrativos turísticos maranhenses, bem como capacitar os canais de venda para comercializar muito mais esses destinos”, destacou o superintendente.

Feiras Internacionais

O Maranhão ainda esteve na 33ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, realizada em março, em Portugal. Outra importante feira internacional voltada para o segmento do turismo que a Setur-MA participou foi da 27ª Feira Internacional do Turismo- FIT, realizada em Buenos Aires, na Argentina.

Em ambos eventos, a Setur-MA, através do estande da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), apresentou aos visitantes os atrativos dos três principais polos turísticos do Estado. A chance foi de fazer novos contatos e promover os melhores negócios no setor do turismo europeu para captar parcerias no mercado latino americano.

Missão Unesco

Em agosto, avaliadores da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) realizaram visitas, in loco, ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que concorre ao título de Patrimônio Natural da Humanidade concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A Setur-MA organizou a logística de deslocamento e o roteiro de visitação dos avaliadores da IUCN às localidades estratégicas do parque. A programação se encerrou com um sobrevoo pelos Lençóis Maranhenses e reuniões com gestores municipais em Barreirinhas e São Luís. Na capital, com a presença do vice-governador, Felipe Camarão.

Receba nossas newsletters