Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Mundial contribuiu para imagem positiva do país, aponta TripAdvisor

TripAdvisor revela como o campeonato mundial de futebol influenciou a percepção da comunidade de viajantes sobre o Brasil e como isso inspirou estrangeiros a visitarem o país. A pesquisa, realizada entre 10 e 21 de julho com 14 mil usuários de 12 países, levou em consideração pessoas que acompanharam o torneio de casa ou rodaram o Brasil para assistir aos jogos.

Oitenta e um por cento dos estrangeiros que acompanharam o campeonato de casa afirmaram que antes não pensavam em visitar o Brasil. Depois de assistir aos jogos, porém, 26% mudaram de opinião e passaram a considerar o País como possível destino de viagem – os americanos foram os mais impactados: após o torneio, mais da metade (52%) mudou de ideia.

Entre os viajantes internacionais que já tinham interesse pelo Brasil antes do campeonato (19%), 79% disseram que a vontade de curtir as próximas férias no País aumentou ainda mais.

Os destinos que mais despertaram interesse nos estrangeiros foram Rio de Janeiro (68%), São Paulo (23%) e a região Nordeste (21%). Segundo os viajantes, a companhia perfeita para visitar o Brasil são, principalmente, cônjuges (52%) e amigos (35%).

O estudo revelou ainda que, após o mundial, 21% dos estrangeiros mudaram sua opinião sobre o País – 42% deles agora têm uma imagem mais positiva do Brasil. Entre os mais influenciados positivamente estão os britânicos (61%), seguido dos australianos (53%), americanos (46%) e asiáticos de Cingapura, Malásia, Índia e Tailândia (46%). Alemães (20%), espanhóis (13%), franceses (3%) e italianos (3%) foram as nacionalidades com a menor porcentagem de pessoas impactadas.

Os principais motivos que levaram esses turistas do mundo todo a mudarem a imagem sobre o Brasil, de neutra ou negativa para positiva, são o povo brasileiro (57%), o entusiasmo dos torcedores brasileiros (56%), as atrações turísticas (42%), os aspectos culturais (35%) e a boa organização do mundial (25%).

Entre os estrangeiros que não mudaram de opinião sobre o Brasil na comparação antes e depois do campeonato (79%), metade manteve uma impressão positiva.

“O campeonato mundial de futebol colocou o foco internacional no Brasil e nós desenvolvemos esse estudo para analisar como isso afetou o interesse global pelo País como destino turístico. As principais conclusões indicam que definitivamente houve um impacto positivo na percepção internacional dos viajantes sobre o Brasil”, comenta Blanca Zayas, porta-voz do TripAdvisor no Brasil.

O torneio segundo os brasileiros
– O TripAdvisor também quis saber o que os brasileiros acharam da competição. A pesquisa foi respondida por 1.100 pessoas e a maioria (95%) acredita que os estrangeiros levaram uma imagem positiva do Brasil e que o país deve receber mais visitantes internacionais a partir de agora. Boa parte dos torcedores nacionais (61%) também afirma que o evento deixa um legado positivo, principalmente pelos investimentos em infraestrutura de aeroportos (50%) e hotéis (46%).

De todos os brasileiros que participaram do estudo, 11% viajaram para acompanhar as partidas e 27% deles consideraram a organização do torneio excelente, mesma classificação dada aos estádios por 46% deles. A limpeza dos espaços públicos foi o pior quesito avaliado: ‘ruim’ para 26%. Já hotéis e restaurantes foram considerados ‘muito bom’ para 56% e 55% dos torcedores nacionais, respectivamente. As cidades mais visitadas por brasileiros pesquisados foram: São Paulo (27%), Brasília (25%) e Rio de Janeiro (24%).

Receba nossas newsletters