Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Curiosidades / Feiras e Eventos / Turismo em Dados

Negócios gerados em eventos representam 4,6% do PIB nacional, diz pesquisa

Estudo realizado pela NewSense/Ubrafe aponta que o volume de negócios gerado por estes eventos é da ordem de R$ 305 bilhões

Estudo realizado pela NewSense/Ubrafe aponta que o volume de negócios gerado por estes eventos é da ordem de R$ 305 bilhões

Segundo o estudo da NewSense, sob encomenda da Ubrafe – União Brasileira dos Promotores de Feiras, os eventos de negócios são os que melhor representam o Face to Face (ou Live Marketing), e esta conjunção de confiança pessoal, sinergia entre expositores e visitantes e networking garante altíssimo retorno do investimento. Para se ter uma ideia, cada R$ 1 investido por empresas nestes eventos resultou em vendas equivalentes a R$ 35 para as empresas expositoras, no período pesquisado.

Para Abdala Jamil Abdala, presidente da Ubrafe e da Francal Feiras, o estudo comprova o impacto positivo das feiras na economia e na estabilidade social. “O resultado alcançado pelos expositores reflete diretamente na produção das fábricas e no movimento do varejo, garantindo mais emprego e renda”, afirma.

A pesquisa indica que o volume de negócios gerado por estes eventos é da ordem de R$ 305 bilhões, o que representa 4,6% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. Os investimentos realizados por empresas promotoras, expositoras e visitantes foi de quase R$ 16,3 bilhões não só nos eventos em si, mas em gastos que movimentam a economia local, como hospedagem, transporte, alimentação, compras e lazer.

O estudo encomendado pela Ubrafe destacou que as feiras são um forte ator da economia criativa, uma vez que geram ideias para todos os participantes. Isto porque existe uma convergência cada vez maior nestes eventos entre os negócios e atividades (congressos, seminários, rodadas de negócios) que disseminam novos conceitos e tendências.

Entre os entrevistados, 2 em cada 3 visitantes afirmam que tiveram novas ideias para seus negócios durante a participação em eventos, 8 em cada 10 conheceram novos fornecedores e tecnologias, e 3 em cada 4 deram nota 8, 9 ou 10 para a importância dos eventos em sua vida profissional. “Esta já é uma realidade do nosso setor. Todos os grandes promotores estão investindo na geração de conteúdo que colabora para a atualização dos participantes, sejam expositores ou visitantes”, lembra Abdala.

A pesquisa também destacou importantes números como: Foram realizados 742 eventos de grande porte (feiras de negócios e congressos com estandes e mais de 500 participantes) por ano, que somaram 8,2 milhões de visitantes e 66,5 mil expositores, numa área de 3 milhões de m² comercializados nos principais pavilhões, centros de eventos e grandes hotéis do Estado de São Paulo

A coleta de dados da pesquisa NewSense/Ubrafe ocorreu em setembro e outubro de 2019 junto aos vários públicos e utilizou dados secundários dos calendários da Ubrafe e dos eventos monitorados pelo São Paulo Convention Bureau nos anos de 2017 e 2018, bem como informações do SPTuris e outros agentes no período. Incluiu as principais feiras de negócios do Estado e congressos com mais de 500 participantes e não inclui eventos do agronegócio. A pesquisa completa pode ser baixada neste link.

Receba nossas newsletters