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Destinos / Feiras e Eventos

Primeira edição do Invino destaca o desenvolvimento do Enoturismo na França

Caroline Putnoki, da Atout France e Alice Tourbier, proprietária do Hotel Palace Les Souces de Caudalie

Caroline Putnoki, da Atout France, e Alice Tourbier, proprietária do Hotel Palace Les Souces de Caudalie (Eric Ribeiro/M&E)

SÃO PAULO – A capital paulista recebeu, nesta segunda-feira (8), a primeira edição do Invino Wine Travel Summit. Realizado pela Cap Amazon, o evento reuniu especialistas da enologia e do enoturismo em painéis que debateram temas como a promoção do enoturismo no Brasil e no mundo, representantes e proprietários de vinícolas, além de mais de 100 operadores e agentes de viagens no Grand Hyatt São Paulo, para um encontro de experiências, palestras, workshops, sorteios e degustações com o objetivo de promover o enoturismo e atualizar os buyers sobre as novidades e tendências do mercado.

A França é o segundo país que mais produz vinho no mundo, atrás da Itália e na frente da Espanha. O país é responsável por 16% da produção de vinho do planeta e, em valores, é o maior exportador da bebida no mundo. Além disso, a França é a que mais recebe turistas no mundo inteiro. Em 2013, recebeu 10 milhões de enoturistas de um total de 89 milhões de turistas. Por este motivo, é um considerado um case de sucesso no segmento.

ENOTURISMO NA FRANÇA

Alice Tourbier, da Les Source de Caudalie e Fernanda Sarubbi, da CapAmazon

Alice Tourbier, da Les Source de Caudalie, e Fernanda Sarubbi, da CapAmazon (Eric Ribeiro/M&E)

A programação contou com a presença de Alice Tourbier, fundadora e proprietária do Hotel Palace Les Sources de Caudalie, que fica localizado em Bordeaux, o primeiro hotel enoturismo da região. Com 61 quartos e suítes decorados distintamente por Alice e sua mãe, dois restaurantes – entre eles o duas estrelas Michelin, La Grand’Vigne, um spa de vinhos equipado com produtos Caudalie, marca de cosméticos fundada pela irmã de Alice, o empreendimento familiar é bem famoso e foi o pioneiro nesse segmento.

Segundo Alice, participar do evento prospecta novos clientes. “50% dos nossos clientes são franceses mas sabemos que é necessário abrir mais mercados, principalmente o internacional. Nós amamos os visitantes brasileiros porque eles são entusiasmados em vinhos e gastronomia e gostam do produto que oferecemos”, afirmou a proprietária do hotel. Para ela, o enoturismo é algo diferente e autêntico e cada vez mais buscado.

Caroline Putnoki, da Atout France

Caroline Putnoki, da Atout France (Fotos: Eric Ribeiro)

A última conferência do evento foi realizada por Caroline Putnoki, diretora da Atout France América do Sul, e Alexandre Rizaucourt, do Designed by Bourgogne, e tinha como tema