Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Riotur acredita no potencial do mercado asiático e foca na sustentabilidade e inclusão

Jonas Queiros da Riotur scaled e1709823924113 Riotur acredita no potencial do mercado asiático e foca na sustentabilidade e inclusão

Jonas Queirós, da Riotur, falou sobre os mercados internacionais e os focos na promoção do destino

BERLIM – A Riotur participa desta edição da ITB 2024 – que acontece entre os dias 05 e 07 de março em Berlim, como parceira do Visit Rio e coexpositora no estande da Embratur. O objetivo da vinda ao evento é apresentar produtos voltados para a sustentabilidade ao mercado europeu e se conectar com o mercado global, incluindo o asiático, que consideram um mercado potencial.

“Estamos com uma parceria muito forte com o Visit Rio, então damos maior ênfase na nossa promoção internacional – estando em diversas feiras, roadshows, presstrip e famtour. Também contamos muito com o apoio da Embratur. Inclusive realizaremos em conjunto um famtour em abril. Participando ativamente das feiras e eventos atingimos a nossa principal meta que é a ampliação dos turistas internacionais”, revelou Jonas Queirós, assessor de relações internacionais da Riotur.

Segundo ele, os principais mercados internacionais são Argentina, Paraguai, Estados Unidos, França, entre outros países da europa. “Agora, estamos trabalhando para tentar captar também o mercado asiático, que tem muito potencial”, explicou.

Sustentabilidade e inclusão

Durante a feira, a Riotur também divulgou os resultados do carnaval deste ano, além de produtos voltados a sustentabilidade. “Conquistamos o recorde do Guiness Book de dez toneladas de latas recicladas na Sapucaí durante o carnaval e estamos apoiando muitos projetos focado na sustentabilidade no carnaval, como o ‘Projeto Sustenta Carnaval’, onde eles vendem as fantasias da escola após utilizadas nos desfile e trocamos pela compra de crédito para compensação de carbono. Este ano, foram 24 toneladas de fantasias recicladas”, disse Jonas.

O Rio de Janeiro registrou uma movimentação econômica de R$5 bilhões no carnaval nesta edição, com 8 milhões de foliões na cidade, gerando mais de 50 mil empregos diretos durante o período da festividade. Os megablocos de rua do Rio chegaram a registrar 1,2 milhão de pessoas neste ano.

Além da sustentabilidade, a Riotur tem dado ênfase na pauta da inclusão. “Temos uma parceria com o projeto Obra Social (RioInclui), onde nos eventos promovidos através da Riotur fazemos a contratação de pessoas com deficiência para atuar. Também produzimos, em parceria com a Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial, um guia do roteiro “Pequena África”, que foca no afroturismo da cidade, apresentando nossos patrimônios”, apresentou o executivo.

Grandes eventos impulsionam o turismo na cidade

A Riotur também tem feito um trabalho intenso em torno da captação de grandes eventos. “Este ano, desde o ano novo, não paramos de ter grandes eventos. Teremos o Web Summit em abril, diveras reuniões do G20 durante todo o ano, mais uma edição do Rock In Rio, o Expo Carnaval, entre outros inúmeros eventos que prometem agitar ainda mais o turismo na cidade. E é nisso que investimento e que buscamos: a atração de novos eventos que impulsionem o turismo”, finalizou Jonas.

No último ano, a cidade do Rio registrou quase 1,2 milhão de turistas estrangeiros. A expectativa deste ano, de acordo com Jonas, é chegar a 5 milhões.

O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA 

 

Receba nossas newsletters