Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Turismo sustentável está na pauta da Agenda Global

Debate sobre Turismo Sustentável e o Desenvolvimento Econômico. Na home: Debate sobre Turismo Sustentável e o Desenvolvimento Econômico

Debate sobre Turismo Sustentável e o Desenvolvimento Econômico. Na home: Debate sobre Turismo Sustentável e o Desenvolvimento Econômico


Segundo Márcio Favilla, diretor executivo de Competitividade, Relações Exteriores e Associações da OMT, o Turismo hoje faz parte da agenda global. “O G20 reconhece a importância do segmento como instrumento de desenvolvimento social e econômico e é um dos 11 setores incluídos no Relatório da Economia Verde, que pode trazer grande impacto nos padrões de consumo e desenvolvimento dos países”, disse.

Em sua palestra no Congresso do Festuris 2013, ele elencou os primeiros eventos relacionados ao tema como a Conferência de Estocolmo (1972), quando se falou pela primeira vez de Turismo sustentável; Comissão Brunddtland; Rio 92 – A Cúpula da Terra, de onde saiu a Agenda 21; Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável (2002), onde foram feitas estratégias e implementação de parcerias; e a Rio + 20 (2012), com a publicação do documento “O Futuro que Queremos” onde o Turismo aparece como tema importante para o futuro.

“A economia verde tem potencial de gerar novos empregos. Os turistas estão cada vez mais exigentes e o investimento na economia verde reduz custos. Precisamos fazer algo, porque se continuarmos a crescer no ritmo que estamos, haverá grande impacto para as comunidades visitadas”, disse. Segundo ele com um investimento de 0,2% do PIB global, em 40 anos é possível reduzir o consumo de energia em 44%, de água em 18%, de emissão de gases de efeito estufa em 52% e de resíduos sólidos em 17%.

“Esta é uma oportunidade única e necessária. Somente com avanços no uso de recursos escassos o Turismo poderá crescer”, declarou. Além disso, de acordo com ele, as soluções que o Turismo encontrar facilitará a mudança em outros setores. “O Turismo é receptor e também vetor de inovações”, finalizou.

Lisia Minelli e Luiz Marcos Fernandes
Fotos: Eric Ribeiro

Receba nossas newsletters