Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Turistas gastam US$ 1,5 trilhão em 2015; veja previsões para 2016

Márcio Favilla, da OMT

Márcio Favilla, da OMT


Em meio a atentados, crises políticas e a instabilidade de diversas moedas, o turismo mais uma vez mostrou seu peso em 2015. Os gastos de turistas alcançaram a marca de US$ 1,5 trilhão. Isso significa 6% do comercio global de bens e serviços e 30% quando levamos em conta apenas a indústria de serviços. Os dados foram apresentados pelo diretor-executivo da OMT, Marcio Favilla, neste primeiro dia de WTM-LA.

Os resultados de 2015 foram afetados pelas fortes flutuações cambiais, pela queda do petróleo e commodities, e, por fim, aumento da preocupação com segurança.  Ele aproveitou para ressaltar a importância das parcerias como forma de incentivar o crescimento do turismo mundial. “Apesar da concorrência natural, é preciso haver cooperação entre empresas, destinos e entidades em prol do setor, isso é fundamental para o desenvolvimento do mesmo”, defendeu.

Para 2016, estima-se um crescimento de 3,5% e 4,5% em turistas mundiais (em 2015, foram 1 bilhão em 184 milhões de chegadas internacionais). E 4% a 5% nas Américas.

Desafios para 2016:
1 – Promover um turismo mais seguro e fácil
2 – Fomentar Tecnologia e inovação
3 – Defender a sustentabilidade
4 – Inserir o turismo como prioridade nas políticas de governo

Receba nossas newsletters