Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

WTM-LA: Bariloche aposta no crescimento do turismo de negócios

Gaston Burlon Emprotur e Pablo Divita Bariloche Bureau WTM-LA: Bariloche aposta no crescimento do turismo de negócios

Gastón Burlon, Emprotur, e Pablo Divita, Bariloche Bureau

SÃO PAULO – Bariloche, na região da Patagônia, sul da Argentina, participa da WTM-LA, em São Paulo, com um compromisso bem claro: quebrar o paradigma de destino unicamente de inverno e neve. A ideia é vincular Bariloche como cidade turística e também referência para eventos da indústria MICE voltados ao público corporativo e ainda a incluir como destino de casamentos. Tudo em paralelo e associada ao forte turismo de natureza, esporte e lazer, e o melhor, com atrativos em todas as estações do ano.

“A cidade de San Carlos de Bariloche, de cenários cativantes e particularidades que favorecem as viagens corporativas na primavera e no verão, quando os dias são mais longos e com luz natural das 6 às 21 horas, é perfeita para viagens combinadas reunindo negócios e lazer com a família, pois lhe permite aproveitar, entre uma reunião de trabalho e outra, os múltiplos atrativos da região”, assinala Pablo Divita, vice-presidente do Bariloche Buerau Turismo de Reuniões.

“Em Bariloche é possível participar, por exemplo, de uma convenção empresarial e ao mesmo tempo atividades de entretenimento na mesma Bariloche ou seu entorno, ou aventura e passeios pelo deserto da Patagônia a menos de 30 minutos do centro da cidade. As possibilidades de dividir o tempo de trabalho com a família são inúmeras e ao alcance de todos”, lembra Divita.

Bariloche é um destino plural e cada vez mais aberto ao segmento MICE, ou Turismo de Reuniões. O Bariloche Bureau reúne mais de 80 associados, entre hoteleiros e estabelecimentos preparados com toda infraestrutura para eventos, tecnologia de suporte de primeira linha e salas de encontros e reuniões para até 500 pessoas. Além disso, hoje é um polo científico-tecnológico de excelência. Conta com o Invap – Centro de Investigação Aplicada, voltado para a construção de satélites e radares e tecnologia aeroespacial.

CONECTIVIDADE – Certos que para transformar Bariloche em um destino MICE, a conectividade aérea é fundamental para o sucesso dessa outra vertente turística. Os primeiros voos para atender esse novo perfil já começam a ser operados pela Aerolíneas Argentinas todas as quintas-feiras saindo de São Paulo direto para Bariloche, com retorno na segunda-feira. “São quatro dias e três noites no destino, o que casa perfeitamente quando a intenção é combinar negócios, trabalho e diversão”, explica Gastón Burlón, presidente da Emprotur e secretário de Turismo de Bariloche, acrescentando que a opção Aeroparque, em Buenos Aires, também é possível chegar ao destino a partir de conexões.

TURISMO CRESCENTE – Entre os turistas estrangeiros que mais visitam Bariloche, Brasil é o emissor número 1, ficando atrás somente para os visitantes internos, da própria Argentina. Antes da pandemia eram 40 mil brasileiros na alta temporada de inverno. Já a partir de este ano a expectativa é de receber mais 55 mil até o final de 2023. “Estamos em franca recuperação e, certamente este ano registraremos números bem positivos”, completa Divita.

“O brasileiro é um amante da neve, e para tanto, aqui em Bariloche pode desfrutar tanto de esqui amador, como de eventos esportivos que muitos brasileiros já se aventuram a participar”, assinala Divita.

O vice-presidente do Bariloche Bureau adiantou que o novo perfil que o destino está investindo forte vale destacar o Turismo de Bodas, ou Casamentos, que vem crescendo nos últimos anos. Só em 2022 foram realizados mais de 10 casamentos de brasileiros em Bariloche, que conta com toda infraestrutura e serviços para organizar as mais bonitas e memoráveis festas de casamento.

Receba nossas newsletters