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Destinos / Fotos

​Bahia lança app para avaliar serviços oferecidos no carnaval

O secretário Pedro Galvão apresenta aplicativo

O secretário Pedro Galvão apresenta aplicativo


Turistas e baianos vão contar com um novo aplicativo para os dispositivos móveis  neste Carnaval para avaliar a prestação dos serviços turísticos. No Reclame Turismo,  os clientes  poderão fazer reclamações relacionadas ao atendimento dos estabelecimentos comerciais da capital e do interior.

Lançado nesta sexta-feira, 21, na Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), a ferramenta permitirá que, em tempo real, os usuários postem suas mensagens e envie fotos das situações indesejadas  encontradas em bares, hotéis,  restaurantes, agencias de viagem, locadoras de veículos, guias de turismo, receptivos, dentre outros.

Para isso é necessário que o cidadão se cadastre  com o CPF ou passaporte e esteja com o GPS ligado para  se ter garantia da veracidade das informações, que a partir daí serão encaminhadas aos estabelecimentos indicados e os turistas poderão acompanhar o andamento de suas reclamações pelo próprio aplicativo.

O secretário de turismo, Pedro Galvão, ressaltou que a “ferramenta será utilizada para melhorar a qualidade dos serviços turísticos do estado e não para constranger o empresariado”.

Inclusive, em seu discurso, ele destacou a importância da parceria entre o trade turístico e o poder público para o funcionamento deste recurso, uma vez que são as empresas que darão as respostas sobre as ocorrências registradas. O secretário ainda acrescentou que, embora  lançado no período do Carnaval, a pretensão é que a ferramenta seja utilizada durante todo o ano, sobretudo na Copa do Mundo, se aperfeiçoando cada vez mais.

Para o presidente da Bahiatursa, Fernando Ferrero,  o aplicativo vai contribuir para a melhoria dos serviços e explicou que a Bahiatursa participa efetivamente do Carnaval não apenas na capital baiana, mas também promove a folia nos principais municípios turísticos do Estado.

Além disso, a Bahiatursa se responsabiliza pela fiscalização dos contratos de patrocínio na capital e interior, e patrocinará blocos afros, entidades carnavalescas e artistas independentes.

Presente ao evento, o trade turístico de Salvador, embora tendo elogiado a iniciativa, destaca que as avaliações devem ser  no sentido de melhorar os serviços e não de “afugentar” os clientes dos estabelecimentos, como pontuou Pedro Costa, presidente do Salvador Convention Bureau.

Giuseppe Belmonte, coordenador de turismo da Fecomercio, ressaltou que “o bom empresário, que anda correto, não vai se sentir incomodado com as avaliações”. No entanto, lembrou que deverá haver isenção nas análises .

O representante do Procon, Ricardo Maurício, pontuou que o aplicativo está “em consonância com as exigências mais atuais do regime democrático” e acrescentou que o órgão se coloca à disposição para colaborar com o trade turístico e a secretaria.

Sineia Coelho

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