Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Fotos

​Nashville, a Cidade da Música

Estádio com apresentação musical

Estádio com apresentação musical


Quando alguém revela que vai passar férias nos Estados Unidos é muito provável que as cidades escolhidas façam parte da Flórida, Nova York, Califórnia ou Nevada. São esses os “queridinhos” dos brasileiros, que não se cansam em viajar para a “Terra do Tio Sam”. O fato é que o país guarda ótimas surpresas para aqueles que querem ir além. O M&E esteve em Nashville, capital do Tennessee, e revela nas próximas linhas toda a magia do lugar. Aqui, o turismo é uma das três principais atividades, junto com a medicina e a música. A região recebe mais de dois milhões de visitantes por ano, que representa mais de US$ 2,8 bilhões na economia local, gerando quase 30 mil postos de trabalho.

Desde sua fundação, a cidade cresceu com uma base muito forte na música, que tem sido até hoje o fio condutor da vida da cidade, dos habitantes e visitantes. Pode-se dizer que a música é fundamental para a identidade cultural do destino. Tudo começou no final de 1700, quando os primeiros colonos cantaram e dançaram sua segurança ao atravessarem o rio Cumberland e fundaram Fort Nashborough, que mais tarde seria conhecida como Nashville.

Nos anos 1800, a cidade se desenvolveu e tornou-se um centro nacional da música. A primeira turnê mundial de um grupo de cantores incluiu uma apresentação para a Rainha da Inglaterra. Ao final,ela declarou que eles só podiam tem vindo da “Cidade da Música”. Daí a fama até hoje.

Além de capital mundial da música, Nashville também é conhecida como capital dos escritores de música. Tanto que todos os anos realiza um concurso para descobrir qual a nova composição fará sucesso. Compositores do mundo inteiro participam para terem a chance de mostrar ao mundo suas canções.

O destino ainda recebe milhares de entusiastas da música que querem aprender, se inspirar e compartilhar seus talentos. Artistas como Robert Plant, Kid Rock, Black Eyed Peas, Bon Jovi, e Michael Buble, entre muitos outros, frequentam a Cidade da Música para escrever e gravar. Nomes como Kings of Leon, The Black Keys, Sheryl Crow, Paramore e Jack White escolheram Nashville para chamar de lar.

Para conhecer um pouco da história da cidade vale uma visita ao Country Music Hall of Fame, um museu que conta um pouco dos principais artistas do cenário country do Sul dos EUA. Entre os famosos estão Dolly Parton, Johnny Cash, Elvis Presley e muitos outros.

Além de conhecer sobre os artistas, os visitantes terão a chance de curtir uma apresentação de Johnny Carter Cash, filho dos famosos cantores Johnny Cash e June Carter. No show,além de cantar os sucessos de seu pai, ele ainda conta um pouco da vida deles juntos na estrada durante as turnês musicais. O Cash é tão importante para Nashville que possui um museu só seu. Ele reúne objetos como documentos, cartas, roupas, prêmios e instrumentos do mundialmente famoso “homem de preto”.

Outro local famoso da cidade é o RCA Studio B, criado em 1957, que foi a casa de muitos artistas da época. Entre eles está nada menos do que Elvis Presley, que escolheu o local para gravar alguns de seus principais sucessos. Mais da metade do acervo das gravações pertenciam ao Rei. A relação dele com o local era tão grande que por uma coincidência do destino, um dia após sua morte, o estúdio fechou suas portas para sempre. Hoje é um local de peregrinação para os fãs de Elvis, que podem visitar e até, quem sabe, soltar a voz numa gravação para levar de recordação.

Além de todos os lugares icônicos da cidade, música ao vivo pode ser vista e ouvida todos os dias e as noites da semana em Nashville. Os honky tonks, localizados na Broadway, oferecem música ao vivo 365 dias por ano. São mais de 130 locais de música ao redor da cidade que vão de grandes arenas e salas de concerto a pequenos clubes que apresentam quase todos os gêneros musicais.

Receba nossas newsletters