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Destinos / Fotos

​Workshop Itália reúne 670 agentes de viagens em SP

Workshop Itália foi bem movimentado

Workshop Itália foi bem movimentado

Com 670 agentes de viagens pré-inscritos, a Agência Nacional Italiana de Turismo (Enit) realiza nesta terça-feira (19/06) o Workshop Itália para Todos. Uma delegação de 40 empresários do turismo italiano – entre hoteleiros, operadores, receptivos – apresentaram seus produtos para os agentes de viagens da Grande São Paulo. “Se conseguirmos reunir, pelo menos, 70% desses agentes vamos ficar satisfeitos”, afirmou Salvatore Costanzo, diretor da Enit para a América Latina. O workshop segue até às 19h. Cerca de 20 regiões ao Sul e Norte da Itália participam do evento. “Esse é o maior evento de turismo da Itália fora do território italiano”, acrescentou Costanzo, mencionando que por conta do grande interesse do mercado brasileiro pelos destinos italianos, a Enit pretende aumentar a delegação de representantes da Itália na Feira da Abav este ano.”Estamos estudando essa possibilidade”, disse.

Antes do workshop, a Enit realizou uma rodada de negócios entre operadores brasileiros e empresas turísticas italianas. Ao todo, 100 operadoras marcaram presença, sendo 70 de São Paulo e região e 30 de outras capitais do Brasil. Entre elas: Fortaleza, Porto Alegre, Manaus e Rio de Janeiro. Esses profissionais vieram em caravanas patrocinadas pela Tam. Atualmente, a companhia aérea opera um voo diário para Milão saindo do aeroporto internacional de Guarulhos. A meta da Enit é crescer em 20% o fluxo de visitantes brasileiros em 2012. Além da exposição, os agentes puderam assistir às palestras sobre turismo enogastronômico, de luxo; viagens de incentivo e casamento e acessibilidade. As palestras foram bastante disputadas. 

O destaque ficou para o turismo acessível. A palestra foi ministrada por Roberto Vitali, presidente da Village For All. “É a primeira vez que a Enit concede um espaço para esse assunto. Funcionamos como um selo de qualidade para os destinos e estabelecimentos que buscam a acessibilidade. Queremos aplicar no Brasil esse conceito”, ressaltou Vitali. Ele reforçou que a missão da Village For All é transmitir ao mundo os lugares preparados para receber esse perfil de turista. “Pelo website www.villageforall.net”, disponibilizamos informações sobre os hotéis, restaurantes e museus acessíveis espalhados pela Itália”, completou. O site está em seis idiomas – italiano, inglês, francês, alemão, espanhol e holandês. “No mês que vem iremos inserir uma versão na língua portuguesa”, frisou. O acesso é gratuito.

O workshop também evidenciou a importância do mercado brasileiro para o turismo italiano. Pela primeira vez, os destinos de San Marino e Cortina participam de ação promocional em conjunto com a Enit no país. República independente da Itália e a uma hora do aeroporto de Bolonha, San Marino recebe, em média, três mil turistas brasileiros. “Esse número pode ser maior. Queremos em dois anos chegar a, pelo menos, 10 mil visitantes do Brasil”, adiantou Mauro Maiani, responsável pelo departamento de Relações Internacionais do Turismo de San Marino. O destino assinou um acordo de cooperação com a Enit e participa da Feira da Abav em outubro deste ano. Patrimônio Mundial da Unesco desde 2008, o destino realiza uma grande festa medieval no final de julho. Este ano acontece entre 26 e 29 de julho. “Também temos o benefício do tax free para compras acima de 300 euros e o Museu da Ferrari”, falou.

Cortina, por sua vez, iniciou um trabalho de promoção no Brasil a pedido dos próprios operadores locais. O destino é muito procurado para atividades de esqui entre o final de novembro e início de abril. No entanto, o verão também tem atrativos. “Nesse período, temos diversas atividades na natureza como o trekking e os passeios de bicicleta. Além disso, oferecemos programas específicos para famílias”, contou Gabriella Talamini, departamento de promoção da Cortina Turismo. O local oferece uma infraestrutura turística formada por 50 hotéis, incluindo os chalés localizados no topo da montanha Dolomiti a 2.00 metros de altura. “Estamos começando nossas ações no Brasil e estamos bem otimistas. Queremos incrementar o número atual de 1.000 turistas brasileiros”, concluiu.

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Leila Melo

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