Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Fotos

Brasil sedia 6ª Conferência Internacional sobre Turismo Responsável

Organizadores do evento: Cynthia Correa, Karina Solha, Marcelo Vilela, Mariana Aldrigui, Eduardo Sanovicz, da USP e Vanessa Martin, da Carrijo

Organizadores do evento: Cynthia Correa, Karina Solha, Marcelo Vilela, Mariana Aldrigui, Eduardo Sanovicz, da USP e Vanessa Martin, da Carrijo


Paralelamente à Rio + 20, acontece em São Paulo a 6ª Conferência Internacional sobre Turismo Responsável. O evento reúne até o dia 20 de junho especialistas que discutirão os desafios e medirão o progresso no segmento nos últimos 20 anos. Copa 2014 e Olimpíadas 2016 também estarão na pauta. Segundo Dr. Eduardo Sanovicz, da Universidade de São Paulo (USP) e um dos organizadores do evento, o Brasil foi escolhido para sediar a conferência devido ao seu cenário promissor do turismo e de sua boa fase econômica.

“A iniciativa de promover este evento é, em especial, fazer uma reflexão de vários cenários procurando unir temas como economia sustentável dos destinos, inclusão social e demandas ambientais em uma só agenda. Esses são assuntos que não podem ser desvinculados um do outro”, disse. “Cabe a nós preparar as empresas, as pessoas e os governos para criar o bom hábito de consumo do turismo responsável nas pessoas”, completou.

Segundo o World Travel Tourism Council ( WTTC), a atividade turística está em franca expansão e gera milhões para a economia, movimentando cerca de US$ 6 trilhões no mundo. Com essas informações, os organizadores do evento esperam construir uma reflexão mais mensurável sobre as razões do sucesso ou fracasso do uso do turismo como instrumento de combate à pobreza.

A Conferência Internacional foi baseada na experiência sul-africana na busca de implementar sua política nacional de turismo responsável e também da experiência de outros destinos. Para Sanovicz, esta é uma oportunidade de trocar experiências. “Hoje estamos melhores do que ontem, e amanhã, melhor do que hoje. Essa é a ideia de reunir diferentes cases e discutir o tema turismo responsável”, explicou.

De acordo com Mariana Aldrigui, professora doutora da USP e integrante do comitê organizador, as conferências estimulam a troca de experiências e auxiliam pessoas de diferentes lugares do mundo a aprender com este intercâmbio. “As edições anuais desta conferência abordam questões relevantes às regiões em que acontece, o que comprova o potencial turístico do Brasil”, disse.

A organização da sexta edição foi feita pelo Grupo de Pesquisa Turismo, Conhecimento e Inovação (TCI) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e conta com mais de 150 inscritos de mais de 20 países. Participam também do evento representantes da Organização Mundial do Turismo (OMT), Michigan State University (EUA), Qeshm Island (Irã), Reserva Biológica Huilo Huilo (Chile), Forum Natura International, Themis Foundation da OMT, Greenearth Travel, Kuoni, Sesc e diversas universidades brasileiras e estrangeiras.

Receba nossas newsletters