Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Fotos

Campinas e Região CVB comemora 10 anos e apoia novo centro de convenções (veja fotos)

.

.

Em seus dez anos de atividade; o Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (Campinas CVB) contabiliza uma série de iniciativas para o desenvolvimento do turismo de lazer e de negócios na cidade. Entre elas estão: o guia oficial do turismo de Campinas; a criação de um festival gastronômico; o fomento de parcerias com entidades como o Sebrae e universidades visando a capacitação da mão de obra turística e o apoio à captação de eventos como as Olímpiadas Universitárias (Jub´s) que acontece em novembro do ano que vem.

“Além do guia oficial de Campinas disponível em todos os hotéis da cidade e produzido a cada três meses; lançamos um show case com toda a oferta turística de Campinas destacando todo nosso potencial”; afirmou Luiz Antonio Guimarães; presidente do Campinas e Região CVB. Ele assumiu o cargo no ano passado. Ele substituiu Alexandra Caprioli; membro do Conselho da Trip Linhas Aéreas; que comandou a entidade no período de 2006 a 2008. Até novembro deste ano; o convention somou uma arrecadação de R$ 2;9 milhões e 200 associados.

Todo esse montante é repassado para a execução de novos projetos. Em parceria com a Secretaria de Comércio; Indústria; Serviços e Turismo; o Campinas CVB está elaborando uma certificação para os estabelecimentos turísticos como bares e restaurantes. “É uma maneira de comprovarmos que aquele local prática um bom serviço e tem condições de atender com segurança os visitantes”; explicou Guimarães. No setor gastronômico; inclusive; o dirigente revela que já agendou uma reunião com os representantes do consulado da Itália no Brasil para viabilizar uma parceria para a terceira edição do festival gastronômico de Campinas.

“O encontro acontece logo na primeira semana de janeiro de 2011 e a ideia é que todo o evento seja tematizado com a culinária italiana”; reforçou Guimarães. O festival deve acontecer entre o final de julho e começo de agosto de 2011. Também nos primeiros meses do ano que vem; o Campinas CVB relança seu website institucional – www.visitecampinas.com.br e incentivará o empresariado local a utilizar a marca “Muito Mais Campinas” em seus empreendimentos. Em paralelo; o destino também pleiteia junto ao Ministério do Turismo recursos para a implantação de dois ônibus turísticos. Eles funcionariam diariamente e passariam por todos os roteiros turísticos de Campinas.

“Para o primeiro semestre de 2011 finalizaremos a sinalização turistica por toda a cidade e esperamos fechar acordos com o MTur para a construção de um sambódromo e para o desenvvolvimento de nova folheteria promocional de Campinas”; completou o secretário de Comércio; Indústria; Serviços e Turismo; Sinval Dorigon. Segundo ele; Campinas acaba de ganhar um novo posto de informações turísticas dentro do aeroporto internacional de Viracopos e abrir um edital para o credenciamento de novos guias de turismo.

Até o final de janeiro de 2011; a prefeitura de Campinas pretende anunciar os detalhes de dois grandes projetos. O primeiro consiste na construção de um novo centro de convenções com financiamento do BNDES. O outro é a ampliação do teatro de Campinas com fácil acesso para as rodovias que ligam a cidade à São Paulo; Rio de Janeiro e ao sul de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. “Vamos alavancar o turismo de eventos e de negócios em Campinas e; ao mesmo tempo; gerar mais empregos para os campineiros”; disse o prefeito Hélio de Oliveira Santos. A previsão é ter essa duas obras entregues no final de 2012.

Aeroportos – Todas essas informações foram anunciadas durante o evento comemorativo dos dez anos do Campinas e Região CVB nesta quinta-feira (16/12); no Royal Palm Plaza. Sob o tema “Perspectivas para o Turismo de Campinas; a entidade recebeu representantes do trade turístico local e do setor aéreo para um debate. A infraestrutura do aeroporto de Viracopos foi um dos assuntos mais comentados. Com capacidade para movimentar 1 milhão de passageiros; o aeroporto deve fechar o ano com um fluxo de 5 milhões de pessoas.

“Precisamos urgentemente de uma segunda pista e apoiamos o desenvolvimento tanto de um novo modelo operacional para passageiros como para o setor de cargas”; afirmou o prefeito. Este ano; Viracopos ganhou voos da Tap Portugal e da Pluna. Além disso; já existe interesse de uma empresa aérea da América do Norte em atuar em Campinas. Isso irá contribuir para alavancar novos negócios na América Central; México e Canadá”; declarou Santos. De acordo com Lilian Neves; superintendente da Infraero em Campinas; a empresa estima investir R$ 742 milhões até o ano de 2015 para a adequação do atual terminal; a construção de um novo terminal de passageiros e para a segunda pista de Viracopos.

“Nossa meta é trazer mais capacidade e maior comodidade para o passageiro”; disse a executiva; mencionando que a Cetesb concedeu esta semana uma licença ambiental prévia para a segunda pista. No aeroporto de Campinas; a Infraero já começou as obras de expansão da área de check-in. “Essa ampliação beneficiará tanto as novas companhias aéreas que pretendem operar em Viracopos como as empresas que já atuam no local e buscam uma melhor distribuição de suas frequências”; completou.

Luiz Antonio Guimarães, presidente do Campinas e Região CVB homenageia ex-presidentes da entidade

Receba nossas newsletters