Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Fotos

Chicago ganha representação no Brasil e visa dobrar fluxo de turistas

Dennis Hankins, cônsul geral dos EUA no Brasil, Patrick Quin, governador de Illinois, Cristiane Franck e Daniel Lynch, da United

Dennis Hankins, cônsul geral dos EUA no Brasil, Patrick Quin, governador de Illinois, Cristiane Franck e Daniel Lynch, da United

Pela primeira vez o governador de Illinois vem ao Brasil com uma missão especial: desenvolver o turismo da região americana no país.Patrick Quin iniciou seus compromissos nesta segunda-feira (24/09) com um almoço para o trade de turismo local em São Paulo e segue até quinta-feira em reuniões de negócios em Brasília e Recife. “É uma honra estar aqui e ajudar a promover o turismo de Illinois para os brasileiros. Queremos estabelecer uma relação saudável e estreita com o Brasil e viajar significa ampliar os horizontes”, afirmou o governador Pat Quinn, como prefere ser chamado. Illinois é o quinto maior Estado dos Estados Unidos e tem como atrativos os destinos de Chicago e Springfield, terra natal do ex-presidente da Abraham Lincoln. “Oferecemos uma diversidade cultural e histórica e uma experiência culinária sem igual. Temos o Instituto de Arte de Chicago, um dos aquários mais visitados do mundo e uma varidade de centros de compras e shoppings”, complementou Quinn. Illinois é o oitavo estado norte-americano que mais recebe visitantes internacionais.

Acompanhando o governador está o presidente e CEO do Choose Chicago, Don Welsh. O órgão oficial de turismo de Chicago tem planos ousados para o Brasil. A meta, segundo Welsh, é dobrar o número de visitantes brasileiros em Chicago nos próximos dois anos. “Dos 1,4 milhão de turistas internacionais que recebemos, 56 mil são brasileiros. Esse número pode ser mais expressivo”, garante o dirigente. Esse valor representa menos de 4% de todo o fluxo de visitantes internacionais para os Estados Unidos.

No entanto, o brasileiro já ocupa a sétima posição entre os visitantes internacionais. Em primeiro lugar está o Reino Unido. No total, a cidade recebeu, em 2011, cerca de 43 milhões de visitantes. “Chicago é uma versão menor de Nova York. Tem uma quantidade imensa de restaurantes, hotéis e atividades culturais como shows, teatro, peças musicais e eventos esportivos”. lembrou. No mês que vem, Chicago recebe sua tradicional maratona. O destino americano reúne uma oferta de cinco mil restaurantes e quatro mil leitos em hotéis, principalmente na área downtown.

Na região das Américas, o Brasil é prioridade para o turismo de Chicago e diversas ações estão sendo programadas como famtrips e treinamentos direcionados aos profissionais do setor. Esse trabalho ficará a cargo da Interamerican Network, representante oficial de Chicago no país. O acordo foi fechado no mês passado. “Somos o décimo destino mais procurado entre os turistas estrangeiros e nosso desafio é subir para o quinto lugar em até cinco anos”, adiantou Don Welsh. Além de estrutura para lazer, a cidade norte-americana traz opções para os segmentos de eventos, congressos e incentivo. Chicago abriga um dos maiores centros de convenções dos Estados Unidos com 2,6 milhões de metros quadrados. “Cerca de 40% dos brasileiros conhecem Chicago motivados por negócios”, acrescentou. Os brasileiros chegam a Chicago em voos diretos da United e por conexões com a American Airlines. O aeroporto de Chicago movimenta em média 85 milhões de pessoas anualmente.

Impacto do turismo de Illinois
* 92,3% dos visitantes brasileiros conhecem Chicago em sua primeira viagem a Illinois
* Em cada destino do Estado de Illinois, os brasileiros ficam em média 5,5 noites
* De forma geral, os turistas internacionais gastam mais de US$ 2,2 bilhões no destino americano

Clique no ícone acima e veja as fotos do almoço do governador de Illinois com o trade em SP.

Leila Melo

Receba nossas newsletters