Desde o dia 22 de fevereiro Luciane Leite atua em escritório novo e em nova função. Nomeada pelo governador do Estado de São Paulo; José Serra; para assumir a presidência da Campanhia Paulista de Eventos e Turismo (TurSP); a executiva tem grandes desafios. O primeiro: definir toda a parte burocrática de implantação da empresa – “conseguimos o CNPJ há uma semana – e oficializar a contratação da equipe da nova entidade.
Luciane acumula o cargo de diretora de Turismo e supervisionará as ações da diretoria de Marketing chefiada por Orlando de Souza; ex-presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau; da gerência de Projetos Estratégicos e Ações da Copa do Mundo de 2014; de Raquel Verdenacci e da gerência de Pesquisa; coordenada pelo Professor da Universidade Anhembi Morumbi; Luiz Ignarra.
“Também integram a equipe duas profissionais que vieram da São Paulo Turismo. Juliana Carrasco é a assessora de presidência e Fernanda Ascar é a gerente de Desenvolvimento de Produtos Turísticos. Teremos um time enxuto e profissional e faremos toda a operacionalização das iniciativas da Secretaria de Esporte; Lazer e Turismo do Estado de São Paulo. Trabalharemos integrados”; afirmou Luciane Leite; presidente da TurSP; ao receber o MERCADO & EVENTOS nesta quinta-feira (04/03); na sede da empresa; em São Paulo.
Resolvido os assuntos burocráticos; o próximo passo é a realização de um estudo sobre o fluxo turístico estadual a exemplo do projeto Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo e desenvolvido pela própria Luciane Leite na São Paulo Turismo (SPTuris). Denominado de “Elaboração do Sistema de Inteligência em Turismo do Estado de São Paulo”; a pesquisa apresentará um dimensionamento da demanda turística e fará um inventário da oferta para os visitantes. “Estamos na fase de coleta de informações turísticas dos municípios paulistas. Nossa estimativa é contratarmos a empresa que fará todo o estudo até junho”; afirmou.
Até este período; a TurSP também pretende estar com seu plano estratégico do turismo definido para os próximos quatro anos. De acordo com dados oficiais; São Paulo recebe 18 milhões de visitantes domésticos; sendo que grande parte desse fluxo é regional e formado pelos estados vizinhos do Rio de Janeiro; Minas Gerais; Paraná e Santa Catarina. Além disso; cerca de 24% do fluxo turístico interno se direciona para o estado paulista. O destino também é responsável por 35% do total de postos de trabalho do ramo de turismo; o que equivale a 2 milhões de empregos.
Antes disso; no entanto; Luciane Leite confirmou o lançamento de um escopo do portal online junto com a apresentação oficial da TurSP. O evento está marcado para o dia 18 de março; às 11h; no Palácio do Governo de São Paulo e com a presença de José Serra e de Caio Luiz de Carvalho. “Reuniremos empresários e representantes dos Conselhos Municipais e todo o trade turístico. Teremos um portal interativo e moderno e com os atrativos turísticos dos 645 municípios paulistas. Na verdade; vamos contar com a contribuição desses destinos para atualizarmos permanentemente essas informações”; antecipou a dirigente.
No dia 18; a Companhia lançará ainda o programa “Apoio às Cidades Base da Copa de 2014” e que contemplará as 25 cidades paulistas que devem receber as delegações durante o evento. “Assim que a Fifa escolher esses destinos sustentado em critérios como infraestrutura hoteleira e centros treinamento iniciaremos um trabalho para também estimular a visitação de turistas no entorno desses municípios”; completou; mencionando que o grande desafio é oferecer produtos turísticos vendáveis. “Por isso; a integração é fundamental”; finalizou.
Luciane Leite, presidente com equipe da Companhia Paulista de Eventos e Turismo