Depois de Belo Horizonte e Brasília, o Turismo de Nova York desembarca em São Paulo para mostrar seus serviços. São Paulo é o primeiro mercado emissor para a cidade norte-americana. “Assim como nas outras cidades brasileiras, devemos receber 200 agentes de viagens e operadores. É a segunda vez que realizamos esse workshop na capital paulista”, afirmou Melanie Latham, diretora de Desenvolvimento do Turismo para a Espanha e as Américas da NYC & Company, ao MERCADO&EVENTOS. O evento aconteceu nesta quarta-feira (20/09) e foi liderado por Fred Dixon, vice-presidente sênior de Desenvolvimento do Turismo e Convençõe da NYC & Company. O presidente do órgão de turismo nova-yorquino, George Fertitta, também esteve presente. Ao todo, 10 fornecedores de Nova York apresentaram seus atrativos.
A American Airlines, por exemplo, voa para Nova York diretamente. São, ao todo, três voos diários ligando São Paulo ao destino americano. A partir de 1º de outubro, uma terceira frequência direta entre as duas cidades começa a operar no período diurno. Essa nova rota funcionará durante a alta temporada brasleiras. Os passageiros de outras cidades brasileiras alcançam Nova York por meio de conexões. “Além de São Paulo, promovemos o workshop em Belo Horizonte, considerado nosso segundo maior mercado emissor de visitantes no Brasil e em Brasília, cuja demanda vem crescendo em ritmo acelerado”, explicou Melanie. Em cinco anos, o índice de turistas brasileiros em Nova York triplicou. No ano passado, esses visitantes gastaram US$ 1,6 bilhão em viagem a Nova York.
Para este ano, a estimativa, segundo a diretora, é de aumento, principalmente por conta dos investimentos no segmento MICE. “Temos atrações culturais e tours em shoppings que podem muito bem atender aos grupos de incentivo e de negócios”, destacou Dixon. O executivo esteve reunido com operadoras locais como Top Tour, AIT e Flytour para estabelecer novas ideias e ações direcionados ao setor MICE. Atualmente, cerca de 21% dos brasileiros que entram em Nova York são motivados por negócios. Desse total, 4% participam de convenções e conferências.
Para o ano que vem, a NYC & Company já confirmou presença na WTM Latin America. “O Brasil é o nosso foco de investimentos nas Américas e faremos todo o possível para manter o interesse desse público em Nova York”, acrescentou Melanie. Também para 2013, o órgão pretende ampliar sua atuação para outros destinos do Brasil como Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre. “A abertura de novos consulados nessas localidades nos possibilitam novas oportunidades de crescimento”, finalizou Fred Dixon.
Clique no ícone acima e veja a galeria de fotos do workshop de Nova York.
Leila Melo