Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Fotos

“Em Recife tem Galo da Madrugada o ano inteiro” (veja fotos)

Estimativas apontam 2 milhões de pessoas nas ruas de Recife durante o Galo da Madrugada

Estimativas apontam 2 milhões de pessoas nas ruas de Recife durante o Galo da Madrugada


Considerado pelo Guiness Book como o maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada não quer perder este posto. De acordo com o presidente da agremiação, Romulo Menezes, a estimativa é de que tenham passado mais de 2 milhões de pessoas neste sábado (18/02) quando o Galo ganhou as ruas do centro de Recife.

“Já desci e contem todos os pés que têm lá embaixo. Temos 2 milhões de pessoas”, brincou Menezes. “O Galo movimenta a cidade toda. Não temos foliões apenas no circuito oficial, todas as ruas laterais também ficam lotadas”, completou.

Embora considere que o Galo da madrugada seja um dos principais atrativos turísticos do Carnaval de Pernambuco, Menezes acredita que o turismo poderia se beneficiar ainda mais com o bloco. “O turismo ainda não abriu os olhos para o nosso potencial. Muita gente não sabe, mas em Recife tem Galo da Madrugada o ano inteiro”, disse o presidente explicando que toda semana o bloco promove shows, assim como as escolas de samba do Rio de Janeiro fazem os seus ensaios e atraem turistas com isso.

“Agentes e operadores de viagem poderiam ter isso como um produto”, sugeriu. “Já tentamos isso outras vezes, mas ainda não conseguimos avançar”, contou.

Os shows acontecem todas as quintas-feiras. Entre os meses de agosto e abril as apresentações são focadas no forró. Já entre maio a julho, ritmos pernambucanos como maracatu, frevo e coco comandam a festa.

Neste ano o Galo da Madrugada homenageou Luiz Gonzaga e o Homem da Meia Noite, famoso bloco de Olinda que está completando 80 carnavais. Foram 25 trios elétricos que percorreram 4,5 quilômetros pelas ruas da capital pernambucana. Além de artistas tradicionais do estado, como Alceu Valença, Elba Ramalho, Spok e Gustavo Travassos, se apresentaram também Fafá de Belém, Luiza Possi, Guilherme Arantes, Jorge Vercilo e Banda Calypso.

Anderson Masetto, de Recife

Receba nossas newsletters