Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Fotos

Encontro FBHA em Fortaleza aborda economia energética e liderança

Alexandre Sampaio, presidente da FBHA

Alexandre Sampaio, presidente da FBHA


A cidade de Fortaleza recebeu na tarde desta quinta-feira (22/05) a quarta edição do Encontro – Excelência na Qualidade em Serviços para os Segmentos de Hospedagem e Gastronomia, promovido pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA). O evento, que antecede a realização do Roadshow Turismo, contou com cerca de 150 participantes. Entre os temas abordados, “Eficiência Energética na Hotelaria” e “ Liderança de atitude”.

“Este conceito de evento se reveste no apoio dos sindicatos. Planejamos em consenso com as bases e levamos aos empresários novas tecnologias, produtos, iniciativas de marketing e novidades que podem ser aproveitadas pelos empreendimentos”, afirmou Alexandre Sampaio, presidente da FBHA. “Na segunda parte, no Roadshow Turismo, os hoteleiros têm a oportunidade de interagir com os agentes de viagens e se relacionar com uma operadora como a Trend”, complementou.

Palestras – O consultor da FBHA, Ricardo Benzemat, falou sobre “Eficiência Energética na Hotelaria”. Ele enumerou uma série de ações que os hotéis podem fazer para diagnosticar oportunidades para economizar energia. “Acontece muita coisa na nossa conta que não sabemos, como multas por excedentes, por exemplo”, revelou. Segundo ele, uma série de ações pontuais podem trazer uma economia entre 30 e 40% para os empreendimentos.

A segunda apresentação foi da palestrante Surama Jurdi, com o tema Liderança e atitude. Em uma palestra motivacional, ela citou alguns casos de empresas e executivos de sucesso. Segundo Surama – que estudou cases de sucesso no mundo todo – o maior desafio das empresas não está na venda, mas sim na criação de uma imagem e na formação das equipes.

“Não se pode colocar a imagem da nossa empresa nas mãos de qualquer um. Temos que valorizar a equipe e ter colaboradores que sintam orgulho em fazer parte do time. Todos os departamentos têm que estar integrados e a missão não deve estar apenas na parede, mas no DNA dos funcionários. Este é o fator número um das empresas de sucesso”, destacou.

Anderson Masetto, de Fortaleza (CE)
Fotos: Eric Ribeiro

Receba nossas newsletters