Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Fotos

Entidades mineiras assinam protocolo de cooperação para fomentar turismo no Estado

.

.

Em um coquetel realizado no Espaço Minas Gerais; entidades mineiras assinaram dois protocolos de cooperação com o objetivo de fomentar o turismo de negócios e eventos no Estado. Além dos representantes das entidades; o evento ainda contou com a presença da secretária de turismo; Érica Drumond.

De acordo com a secretária; o principal objetivo do encontro foi divulgar a capital mineira e seus municípios; mostrando os atrativos que cada lugar oferece para os turistas que vão ao Estado para negócios. “O turismo de negócios é muito importante para o Estado; que tem um potencial enorme para sediar evenos. Estamos aqui buscando parcerias”; disse.

Segundo Érica; os negócios são grandes geradores de renda e um dos principais responsáveis pelo ocupação hoteleira. “Um turista a lazer gasta em média US$ 172 por dia; enquanto o de negócios; US$ 314. Já na hotelaria; eles representam alta na ocupação durante a semana”; explicou. Érica disse que por meio dos eventos a ocupação da hotelaria mineira fechou em cerca de 68% nos três últimos anos. A secretária ainda adiantou que mais 25 novos hotéis estão sendo construídos na cidade de Belo Horizonte. Serão 3.500 novos leitos para receber os turistas.

Para Martim Francisco Borges de Andrada; presidente da Prominas – administradora dos espaços ExpoMinas e MinasCentro; o turismo de negócios e eventos é umas das principais atividades econômicas de Belo Horizonte e a que mais cresce. “O ExpoMinas é o maior centro de convenções da América Latina e pode receber até seis eventos simultâneos para 50 mil pessoas”; disse. Segundo Andrada; existe um plano de governo que prevê a duplicação do espaço; passando a ter capacidade para 100 mil pessoas. A Prominas também administra centros nas cidades de Juiz de Fora e Araxá.

Além disso; a rede ExpoMinas está em ampliação. De acordo com o presidente; obras para um novo centro já foram iniciadas em Teófilo Otoni. “A previsão de inauguração é para o segundo semestre de 2011”; revelou. Outros dois projetos também estão em andamento para as cidades de São João Del Rei; com previsão de iniciar as obras já no segundo semestre e em Poços de Caldas; este ainda em fase de elaboração. “Ao todo a capacidade do Estado aumentará cerca de 200 mil pessoas”.

Na ocasião também foram lançados o “Guia Minas Turismo de Negócios e Eventos”; da ABIH; com o calendário de eventos anual e opções de locais preparados para realização de eventos de negócios ou lazer; e um Book de Captação de Eventos com dados técnicos de cada destino e de seus equipamentos turísticos. O material inclui seis cidades polo: Belo Horizonte; Araxá; Uberlândia; Uberaba; Ouro Preto e Juiz de Fora.

Acordos de cooperação – Um dos acordos assinado durante o evento foi entre a Abeoc Nacional; Abeoc-MG e Prominas. No protocolo; qualificação do mercado local mineiro para fomentar o turismo na região. No segundo acordo assinado entre BHC&VB; Prominas; Abeoc-MG e Sindprom (Sindicato das Empresas de Promoção; Organização e Montagem de Feiras; Congressos e Eventos); descontos de 50% para a baixa temporada (janeiro e fevereiro). Todos os esforços tem como foco o desenvolvimento da economia por meio do turismo de negócios e eventos.

Érica Drumond

Receba nossas newsletters