Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Fotos

IEVC aponta crescimento de 20;43% das viagens corporativas em 2010 (Veja fotos)

.

.

Durante o 6º Encontro Latinoamericano de Viagens Corporativas e Tecnologia (Lactte) foram divulgados os Indicadores Econômicos das Viagens Corporativas (IEVC) referentes a 2010. A pesquisa; coordenada pelo professor Hildemar Brasil; do Instituto da Hospitalidade; Lazer e Turismo (IEHLATUR); apontou crescimento de 20;43% do setor em comparação com 2009. O segmento movimentou um total de R$ 21;2 bilhões; 56;67% do total de viagens no país.

Brasil ressaltou que este desempenho se deve especialmente ao crescimento econômico do país; que deve confirmar um avanço entre 8 e 9% do PIB. Segundo ele; o setor de serviços; onde está inserido o turismo; cresceu 12;3% e o índice de confiança do setor; hoje em 157; está no seu maior patamar desde que foi criado. Por outro lado; o professor reconheceu que os elevados números também representam uma recuperação do setor que sofreu com a crise econômica em 2009.

“Claro que a comparação é com um ano ruim também ajuda para que os números sejam elevados”; disse. “Para 2011; com base nos relatórios do Banco Central; deveremos ter um crescimento da economia abaixo de dois dígitos. E as viagens corporativas deverão crescer 8;5%”; completou.

O setor aéreo continua sendo o que movimenta o maior montante; com 52;96%; seguido da hotelaria; com 35;92%; locação de automóveis com 6;35%. Os outros gastos representaram 4;77%. “A aviação movimentou 11;2 bilhões e foi o segmento que mais puxou este crescimento. O setor de locação surpreendeu; pois as viagens corporativas representaram mais de 20% do seu faturamento”; ressaltou o professor. Outro índice destacado pela pesquisa é a geração de empregos do turismo corporativo no país. Segundo o IEVC foram 501.774 postos de trabalho; um crescimento de 16;84% em relação a 2009.

A presidente da Associação Brasileira dos Gestores de Viagens (Abgev); que promove o Lactte; Viviânne Martins; estes números demonstram sobretudo a força do setor; que para ela é quem move o segmento de viagens no país. “É o turismo corporativo que mantem as companhias aéreas e a hotelaria vivos. Temos que mostrar que somos realmente grandes; pois este é o nosso momento”; disse. “O turismo corporativo é a mola propulsora do turismo”; complementou Francisco Leme; presidente do Conselho Administrativo da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).

Viviânne Martins e Mike Mc Cormick

Receba nossas newsletters