Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Fotos

Israel promove 1ª Convenção de Turismo e reúne mais de 200 operadores internacionais (veja fotos)

.

.

Operadores de turismo do mundo todo estão reunidos em Israel esta semana. Os objetivos: conhecer a infraestrutura turística e compreender toda sua diversidade cultural; histórica e entretenimento. Até o dia 10 de dezembro; cerca de 260 profissionais rodarão pelos principais destinos turísticos israelenses: Jerusalém; Nazaré; Haifa; Mar Morto; Tel-Aviv e Eilat.”Costumávamos realizar pequenas reuniões regionais. No entanto; este ano decidimos reformular o conceito; integrando as regiões para provocar um impacto maior e encorajar os negócios. Por isso; criamos nossa primeira convenção anual”; afirmou Pini Shani; diretor de Marketing e de Relações Internacionais do Ministério do Turismo de Israel.

De acordo com Shani; 80% das operadoras participantes visitam Israel pela primeira vez. Entre os países presentes estão: Estados Unidos; Canadá; Reino Unido; Itália; China; Rússia; Índia; Ucrânia; Alemanha e Brasil. A delegação brasileira é composta por quatro empresas – CVC; Interpoint; RCA e AIT Operadora.A CVC; por exemplo; embarca cerca de 100 brasileiros por mês para Israel e já tem planos para aumentar a oferta. A partir do ano que vem; o destino irá integrar o Programa Mundo para Brasileiros; onde os turistas são acompanhados desde o Brasil com guia falando em português. “Teremos quatro saídas por mês com roteiros de 10 a 13 dias e que incluem o norte e sul de Israel”; disse Paulo Silveira; gerente Comercial e de Vendas Internacionais da CVC.

Em 2011; a operadora também inicia uma nova campanha publicitária em parceria com o MTur de Israel no Brasil. Nos últimos dois anos; os investimentos foram de R$ 200 mil e a estimativa é crescer esse número em 20%. A Interpoint; por sua vez; aposta em pacotes personalizados para famílias e casais e na hospedagem cinco estrelas para atrair mais brasileiros a Israel. Segundo Ceci Santos; gerente da Interpoint; a empresa já fechou acordos com dois hotéis em Jerusalém – Mamilla Jerusalém Hotel e King David Jersualém Hotel já iniciou negociação com mais um empreendimento local. “Essa convenção serivirá para comprovar os serviços dos hotéis que vendemos aos brasileiros”; completou.

Já as empresas AIT Operadora e RCA oferecem pacotes para grupos. A primeira estuda a formatação de roteiros turísticos em Israel voltados para atividades de mergulho e spa no sul de Israel. Os grupos religiosos; porém não foram esquecidos. “Levamos em torno de 30 passageiros por mês e em breve teremos uma nova programação de bloqueios para os turistas interessados em religião pelo norte do país”; disse Karla Haimenis; gerente de Produtos da AIT. Focada em elaborar pacotes para católicos e evangélicos; a RCA traz novos roteiros com a presença de um padre ou pastor e com direito a oração nos altares sagrados. “Em 2011 teremos bloqueios fora dos feriados judeus”; falou Luiz Gomez; gerente da RCA para o Sul; mencionando que a operadora transporta somente do Paraná e Santa Catarina cerca de 80 brasileiros por mês.

Números – Até o final deste ano; o Ministério do Turismo de Israel estima atingir a marca de 3;5 milhões de visitantes do mundo todo. “Em 2008 alcançamos o índice de 3 milhões de turistas e este ano já registramos a entrada de 2;5 milhões. Agora; nossa grande meta é chegar ao ano de 2015 contabilizando a entrada de 5 milhões de visitantes e para isso contamos com as vendas das operadoras”; destacou Noaz Bar Nir; diretor geral do Ministério do Turismo de Israel; durante o jantar de abertura da convenção realizado na noite desta quinta-feira (02/12) em Jerusalém. Desses 2;5 milhões; 41% desses turistas vieram por meio de pacotes turísticos entre janeiro e setembro de 2010. Também nesse período; Israel obteve 16;2 milhões de pernoites em hotéis e uma ocupação média de 65%.

O principal mercado emissor de visitantes para Israel é a região da América do Norte (Estados Unidos e Canadá) com 23%. Na sequência aparecem a Rússia e a Alemanha. “Investimos por ano US$ 17 milhões em ações promocionais para o público final e para a comunidade cristã em Nova York; Florida; California e Toronto. Já nas nações russa e alemã captamos para cada mercado R$ 8 milhões. Na Alemanha; especificamente; esse montante está diretamente ligado com a oferta de voos que ligam o país a Israel. Seis cidades alemãs realizam rotas diretas para Tel Aviv”; explicou Pini Shani.

Apesar da pouca representantividade; o mercado brasileiro é tido como promissor pelo MTur de Israel. Este ano; a entidade investiu US$ 1 milhão em campanhas publicitárias e a tendência; segundo Shani; é que esse número cresça em 2011. Apenas este ano o fluxo de brasileiros em Israel cresceu 60%; o que corresponde a 45 mil pessoas. Para os próximos anos; a ideia é elevar esse número para 75 mil. “Desde o ano passado a El Al oferece frequencias trêz vezes por semana entre o São Paulo e Tel Aviv e a companhia aérea já sinalizou o interesse em ter um quarto voo ano que vem”; adiantou o diretor geral. O evento também conta com o apoio da El Al e a participação com cobertura exclusiva do MERCADO&EVENTOS.

Festival – 1ª Convenção de Turismo de Israel acontece na mesma época do Chanucá. De origem judaica; a festa que tem a duração de oito dias e começa no 25º dia do mês Hebraico de Kislev – normalmente em dezembro.
Durante os oito dias de Chanucá acendem-se velas em um candelabro com oito braços enfileirados. Em cada noite de Chanucá uma vela a mais é acesa. Uma pequena oração é recitada sobre as luzes das velas.

    

Paulo Silveira, da CVC, Ceci Santos, da Interpoint, Luis Gomez, da RCA e Karla Haimenis, da AIT

Receba nossas newsletters