Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Fotos / Política

Lula assina MP para facilitar obras de infraestrutura para Copa de 2014 (veja fotos)

.

.

O Brasil deu mais um passo rumo a Copa do Mundo de 2014. Como o M&E já havia revelado na última semana; o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou hoje (19/07) medida provisória para reduzir a burocracia e facilitar o financiamento de obras destinadas aos grandes eventos esportivos que o país sediará nos próximos anos. “Queria lembrar que o que estamos fazendo aqui hoje com esse ato é mostrar que as coisas estão caminhando muito rapidamente”; disse Lula; ao comentar críticas sobre o atraso nos preparativos para receber os jogos.

O documento deve priorizar investimentos em sete portos (Salvador; Recife; Natal; Mucuripe; Santos; Rio de Janeiro e Manaus) a um custo de R$ 740 milhões. E obras em 13 aeroportos (Belo Horizonte; Brasília; Cuiabá; Curitiba; Fortaleza; Manaus; Natal; Porto Alegre; Recife; Rio de Janeiro; Salvador e São Paulo – Guarulhos e Viracopos) que devem consumir R$ 5;5 bilhões em recursos.

A MP faz com que o BNDES trate como prioridade a análise e concessão de financiamentos aos empreendimentos vinculados aos jogos e flexibiliza limites de endividamento das cidades-sede da Copa. De acordo com o presidente; diversos municípios que vão sediar jogos não têm capacidade de aprimorar ou construir estruturas esportivas; além de receber turistas. Por isso; segundo ele; o objetivo da MP é ampliar a capacidade de endividamento dos municípios em questão.

“Antes que os desavisados digam alguma coisa; a medida provisória não muda a Lei de Responsabilidade Fiscal. Ela altera outra medida que vai significar mais investimentos em infraestrutura; mais capacidade de contratar financiamentos para os investimentos necessários que o nosso país vai precisar. É um dia muito importante”; afirmou o ministro dos Esportes; Orlando Silva.

Participaram da assinatura da MP o presidente do Comitê Rio 2016; Carlos Arthur Nuzman; e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF); Ricardo Teixeira. O ministro do Turismo; Luiz Barretto; representantes das cidades-sede e governadores acompanharam a cerimônia realizada no Palácio do Itamaraty; em Brasília.

O conjunto de ações assinados por Lula faz parte da “Matriz de Responsabilidades para a Copa do Mundo de 2014”; termo de compromisso firmado em janeiro deste ano; entre a União; os estados e os municípios que vão sediar os jogos. Inicialmente; mobilidade urbana e estádios foram os temas contemplados. Agora; o governo inclui portos e aeroportos entre os eixos de prioridade. Adotar a Matriz de Responsabilidade para planejar os empreendimentos é uma das exigências da Federação Internacional de Futebol (FIFA) aos países que organizam o Mundial.

Lula assinou MP para agilizar obras da Copa de 2014

Receba nossas newsletters