Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Fotos / Política

MTur e Riotur apresentam programa Rio + Hospitaleiros para qualificação de profissionais (veja fotos)

.

.

O Ministério do Turismo está investindo R$ 1;3 milhão na capacitação de mão de obra de profissionais que trabalham para o turismo do Rio de Janeiro. A ação faz parte do programa Rio + Hospitaleiro; da Riotur; visando aos eventos esportivos que acontecerão na cidade em 2014 e 2016. O objetivo é capacitar nesta primeira fase quatro mil profissionais ligados à área. O lançamento do programa aconteceu na manhã desta segunda no Palácio das Cidades e reuniu o ministro do Turismo; Luiz Barretto; o prefeito da cidade Eduardo Paes e os secretários estadual e municipal; Márcia Lins e Antonio Pedro Mello.

Conforme explicou Antonio Pedro; o programa tem como proposta melhorar o atendimento oferecido aos turistas: “O Rio é conhecido mundialmente pela sua simpatia; mas só essa característica não é suficiente. Precisamos oferecer um serviço de primeira qualidade e para isso contamos com esse treinamento. Não adianta termos inúmeros atrativos se quem vem nos visitar não é bem recebido e estamos investindo para que isso não aconteça”; afirmou o secretário municipal.

Já o prefeito Eduardo Paes lembrou que ainda há muitos problemas relacionados a essa área. Ele citou os taxistas que ficam fazendo ponto no aeroporto: “Esse talvez seja nosso grande problema e vamos atuar em cima dele”.

De acordo com o cronograma do curso; serão 24 horas/aula; ministradas de maio a outubro deste ano; divididas em temas como Noções de Turismo; História da Cidade; Ética Profissional; Educação Ambiental e Relações Interpessoais. Ao término das aulas será feita uma visita técnica a locais como aeroportos; hotéis ou restaurantes.

“A simpatia do carioca é algo louvável; mas é preciso criar ferramentas e instrumentos para os trabalhadores. Ser bem atendido é; junto com os atrativos de uma cidade ou destino; o que motiva o turista a voltar”; disse Luiz Barretto para depois complementar lembrando que a imagem do país mudou e hoje ele é reconhecido também pelos produtos competitivos: “A Embraer e Petrobras estão aí para não me deixar mentir. Apenas duas das grandes empresas que há no mundo”; complementou.

O público alvo do programa é o profissional que trabalha em ramos de alimentação (bares; restaurantes; quiosques; lanchonetes e barracas de praia); transporte (taxista e motorista); segurança (guardas municipais; batalhão de policiamento turístico) e turismo (recepcionista de hotéis; agentes de viagem; guias e atendentes de postos de informação). Os interessados devem procurar seus sindicatos e associações ou a Riotur.

Mais informações do programa no site que entrará em breve no ar; www.riomaishospitaleiros.com.br.

Ministro Luiz Barretto

Receba nossas newsletters