Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Fotos

Prefeitura do Rio anuncia projeto de R$ 43 milhões no Porto do Rio (veja fotos)

.

.

 
O Porto carioca ganhará em 2012 uma nova atração; orçada em R$ 43 milhões. É o Museu de Arte do Rio (MAR); parte integrante do projeto Porto Maravilha; que promete revitalizar a área portuária. O MAR teve sua pedra fundamental lançada hoje (01/06) em uma cerimônia com as presenças do prefeito Eduardo Paes; o secretário de Turismo Antônio Pedro; o presidente do Instituto Pereira Passos; Felipe Góes; e o Ministro do Turismo Luiz Barretto; entre outras autoridades.
 
O MAR ficará localizado na Praça Mauá; no Palacete Dom João VI e no prédio ao lado; onde atualmente funciona o Hospital da Polícia Civil. “O novo Museu é um complemento ao centro da cidade; que já possui o Museu de Arte Moderna (MAM); o Teatro Municipal e o Museu de Belas Artes. Esta é uma área que tem tudo para ser a grande aposta dos próximos anos”; declarou Felipe Góes.
 
O prefeito Eduardo Paes aproveitou para cumprimentar o ministro Barretto e o governador Sérgio Cabral; pela parceria entre os poderes municipal; estadual e federal. “Com um telefone para o Cabral consegui a autorização para utilizar este prédio em prol do desenvolvimento e do turismo do Rio. É muito bom poder contar com essa aliança entre as três esferas do governo; pois assim conseguimos fazer com que os projetos sejam viabilizados mais rápidos”.
 
Já o ministro Barretto elogiou a Fundação Roberto Marinho; que viabilizou a construção do Museu e reforçou a importância da parceria entre cultura e turismo; salientando que o projeto privilegia os dois setores. “É fundamental o casamento entre cultura e turismo; como vemos nesse projeto belíssimo; que deixará o Rio ainda mais bonito. E não há dúvida que o turismo da cidade será muito beneficiado; pois é uma obra que gera emprego e renda; trazendo ótimas contribuições a curto; médio e longo prazo”; afirmou.
 
Após a cerimônia; que aconteceu dentro do edifício que receberá o Museu; e contou com apresentação dos arquitetos Paulo Jacobsen e Thiago Bernardes; o ministro e o prefeito do Rio rumaram para o Palácio das Laranjeiras; para o lançamento do Tour do Rio; um circuito de bicicletas que receberá uma competição internacional no próximo mês.
 
Sobre o MAR – O Museu de Arte do Rio terá curadoria de Leonel Kaz; que também cuida do Museu do Futebol; em São Paulo. O projeto prevê também a criação da Escola do Olhar; que terá conteúdo de artistas brasileiros e internacionais; além de filósofos e psicanalistas.
 
O Mar também terá uma praça suspensa no alto de um dos edifícios; que será interligado ao outro através de uma passarela. Há também o projeto de um teleférico ligando o Museu ao Morro da Providência.
 
Veja abaixo a maquete virtual do MAR. Clique em “galeria de fotos” para ver mais imagens do projeto e fotos da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Museu.
 

Eduardo Paes faz o lançamento do projeto Museu de Arte do rio, previsto para ficar pronto em 2012

Receba nossas newsletters