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Travelport celebra 40 anos apostando em inovação

Equipe da Travelport no Brasil

Equipe da Travelport no Brasil


A trajetória da Travelport no mundo começa há 40 anos. Um pouco dessa história foi lembrada e comemorada oficialmente na noite desta terça-feira (27/09) em São Paulo. “Ao longo desse período, a Travelport se afirmou como uma verdadeira ferramenta de distribuição de serviços turísticos. As agências de viagens e toda a comunidade do turismo devem muito às companhias aéreas por terem buscando oferecer toda a tecnologia disponível para a facilitar a comercialização dos bilhetes”, admite Antonio Loureiro, diretor geral da Travelport para Portugal, Espanha e Brasil. Nas décadas de 70 e 80, a Travelport se instala como o primeiro GDS nas agências de viagens e o primeiro a emitir cartões de embarque automáticos. Nos anos 90, a empresa também se destaca pelo pioneirsmo ao trazer um ambiente de reservas que conectava os agentes de viagens à internet. Em 2007, a Travelport passava a manter uma interface gráfica de usuário para compra e reserva de veículos e hotéis.

Foram anos, de acordo com Loureiro, de grandes investimentos e, agora, a sensação é de dever cumprido. “Hoje, estamos presentes em mais de 160 países, atendemos a 67 mil agências de viagens no mundo e somamos em nossas plataformas seis bilhões de tarifas armazenadas, 304 milhões de segmentos aéreos reservados e 26 milhões de reservas hoteleiras por ano”, contabiliza o executivo. O mercado brasileiro tem uma grande participação nesses resultados. “Curiosamente a chegada do Galileo ao Brasil em 1995 coincide com minha primeira visita ao país”, relembra Loureiro. Há 16 anos em atividade, a Travelport delineou um plano estratégico focado no país para 2012. Novos colaboradores serão contratados – a previsão é incorporar seis profissionais à equipe brasileira – e grandes acordos serão renovados.

“Também celebramos essa data no Brasil com o lançamento de uma nova ferramenta, a Travelport Smart Point. É uma nova interface gráfica que melhora a produtividade dos agentes, acelerando o processo de reserva ao traduzir os comandos de qualquer GDS”, explicou Fábio Mendes, gerente de Marketing da Travelport para a América Latina. Mendes está na companhia há 10 anos. O desenvolvimento desse novo serviço levou quase um ano e será apresentado em detalhes durante a Feira da Abav 2011, que acontece de 19 a 21 de outubro, no Rio de Janeiro. O Travel Smart Point estará disponível aos agentes no começo de novembro. “Não somos nada sem as agências. Devemos muito a elas por conseguirmos crescer de forma sólida no Brasil”, ressaltou Antonio Loureiro.

Na Abav, a empresa apresentará ainda a primeira etapa de uma pesquisa sobre os mercados online e offline produzido pela PhocusWright. “Teremos ainda novidades em mobilidade. Queremos deixar a nossa marca na indústria de distribuição”, completou Loureiro, sem mencionar o novo produto. A proposta, no entanto, é possibilitar as reservas por meio de iPads e iPhones. O compromisso da Travelport com o meio ambiente também ganhou uma menção especial.

Em três anos de funcionamento do projeto Trade Mais Verde, a companhia plantou quatro mil árvores e compensou 900 toneladas de gás carbônico. A Braztoa, uma das parceiras nesse programa, foi uma das homenageadas durante a comemoração. Além dela, foram prestigiadas as empresas RBW Turismo, o primeiro cliente da Travelport no Brasil; a Rextur por sua liderança setorial e no incentivo à entrada das companhias aéreas no sistema Galileo e a Asatej Viajes, o primeiro cliente na Argentina.

Leila Melo

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