Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Vídeos

Minas Gerais destaca receitas e sabores em maior feira de gastronomia do mundo

IMG_5326

Leônidas Oliveira, secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, com sua equipe na Madri Fusión (Divulgação)

Além de ter mostrado todas as belezas e o poder de sua gastronomia durante a Fitur 2023, que ocorreu de 18 a 22 de janeiro, em Madri, a Secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), seguiu na capital espanhola para participar da “Madrid Fusión Alimentos de España”, o congresso gastronômico mais importante do mundo, que celebra sua 21ª edição presencial com feira de exposições no Hall 14 da Ifema Madrid, nos dias 23, 24 e 25 de janeiro de 2023.

O congresso espanhol apresenta as propostas e tendências mais autênticas e interessantes da alta gastronomia do mundo. Com duração de três dias, serão realizados, no estande da Embratur, 6 cookings shows, sendo a apresentação de dois chefs mineiros a cada dia. Esta ação está prevista dentro do escopo da “Cozinha Mineira” no “Minas para o Mundo”, com a participação de um representante da Superintendência de Marketing Turístico da Secult.

IMG_5584

Estande de Minas Gerais na Madri Fusión (Divulgação)

“Minas Gerais possui hoje o melhor queijo do mundo. Somos o maior produtor de café do mundo. E somos canditatos a Patrimônio da Humanidade pela Unesco com o queijo de Minas Gerais. Estar na Embratur, no Madrid Fusión, nos honra muito. A gastronomia mineira tem um lugar muito especial na atração de turistas, visto que a cultura alimentar é uma das únicas capazes de oferecer uma experiência verdadeira numa viagem”, disse Leônidas Oliveira, secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

A participação da Secretaria no evento, segundo a Secult, tem o objetivo promover o potencial turístico de Minas Gerais diretamente ao público europeu, com enfoque à “Cozinha Mineira”, consolidando internacionalmente a imagem da mineiridade e assim atrair investimentos para Minas Gerais no turismo. Tanto é que nesta edição, os produtos mineiros selecionados para apresentação internacional são o queijo, o café e a cachaça, grandes aliados do Turismo em MG.

IMG_5506

Cooking Show na Madri Fusión com os sabores de Minas (Divulgação)

“Pela primeira vez, Minas Gerais está na Madri Fusión, a maior feira de gastronomia do mundo. Momento histórico importantíssimo de mostrarmos a cozinha mineira. Fizemos uma cozinha show utilizando frango e quiabo, por exemplo, e além claro do angu. Foi uma manhã de muitos sabores, muito alegre, muita festiva, regada a cachaça e a café. É uma alegria imensa estar aqui mostrando MG como um destino de alta gastronomia, candidato a patrimônio do mundo pela Unesco”, frisou Leônidas

Esta terça-feira (23), segundo dia de participação do Governo de Minas, pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, na Madrid Fusión, ficou marcada por um café da manhã mineiro, no qual o chef Gabriel Sodré apresentou o nosso pão de queijo, o bom-bocado e mais uma degustação dos melhores queijos da nossa região.

IMG_5462

Europeu de olho nas receitas mineiras na Madri Fusión (Divulgação)

“Minas mais uma vez encantou a todos. O aroma dos queijos, oferecidos pelo CRQA – Centro Artesanal do Queijo Artesanal, tomou conta do espaço, atraindo curiosos e especialistas com os melhores paladares. O Turismo gastronômico é, definitivamente, um grande impulsionador econômico e de desenvolvimento local. E por isso estamos focados em captar oportunidades de negócios, além do desenvolvimento de parcerias estratégicas para o Turismo do nosso estado”, disse Leônidas Oliveira.

NOVA CAMPANHA – A nova campanha “A Liberdade Mora em Minas”, desenvolvida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), norteará as ações no período de 2023 a 2026, e tem como objetivo a promoção da diversificação dos segmentos turísticos de Minas, como as tradições históricas, a cultura, a arte, a religião, a cozinha, a natureza e a inovação, dentre outros.

PARTICIPAÇÃO EM FEIRAS – As ações de participação em feiras e eventos têm como foco fundamental o fomento ao turismo regional, nacional e internacional para Minas Gerais, situando o estado como a primeira escolha de destino turístico no Brasil. O escopo para o mercado internacional é contemplado no programa “Minas para o Mundo”. Segundo a Pesquisa de Demanda Turística de 2022 (Observatório do Turismo de Minas Gerais), o mercado europeu é o segundo maior emissor de turistas.

VÍDEO:

Receba nossas newsletters