Abril chega ao fim e com ele o balanço do quarto mês do ano. Tanto no turismo nacional como no internacional, os últimos 30 dias foram marcado por muitas novidades, quebra de recordes, divulgação de resultados financeiros, polêmicas e outras notícias importantes. Por isso, o MERCADO & EVENTOS separou quais foram as mais relevantes de abril. Confira abaixo:
1. Turismo mundial deve gerar US$ 11,7 trilhões e 371 milhões de empregos até o fim de 2025, aponta WTTC – O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) estima que os gastos com viagens internacionais alcançarão um recorde de US$ 2,1 trilhões até o fim de 2025, com impacto direto na economia global, que deve receber US$ 11,7 trilhões do setor neste ano. Os dados são da Pesquisa de Impacto Econômico (EIR), divulgada no dia 10 de abril, em Bruxelas. O número de empregos gerados pela atividade deve atingir 371 milhões no mundo todo, impulsionado pela retomada desigual, porém firme, das viagens globais.
2. Após agravamento de crise, Senacon notifica ViagensPromo e cobra explicações sobre cancelamentos de voos – A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, notificou oficialmente a empresa ViagensPromo, em 16 de abril, para que preste esclarecimentos a respeito do cancelamento de voos fretados ocorrido no mês de março. A notificação exige que a empresa forneça informações detalhadas sobre os voos afetados, incluindo os destinos impactados, o número de consumidores prejudicados e as medidas adotadas para minimizar os danos causados.
A empresa informou à Senacon impacto que 5.952 passageiros foram afetados pelos cancelamentos de voos fretados com saídas de Confins (MG) para Porto Seguro (BA) e Maceió (AL), a partir de 16 de março. A manifestação da empresa foi enviada à Senacon após notificação do órgão em 20 de março. As informações foram compartilhadas pela Senacon com exclusividade ao MERCADO & EVENTOS na quarta-feira (23).
3.Procon do Rio multa Hurb em mais de R$ 2 milhões e cassa alvará por infrações contra consumidores – A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro cassou o alvará de funcionamento da Hurb (antigo Hotel Urbano) e aplicou multa superior a R$ 2 milhões à companhia na terça-feira (15). Segundo o Procon, a decisão foi tomada após a constatação de que a empresa continuou desrespeitando determinações legais e cometendo irregularidades, mesmo após a abertura do processo sancionador.
No mesmo mês o CEO do Hurb, João Ricardo Rangel Mendes, de 44 anos, foi preso em flagrante acusado de furtar obras de arte de um shopping de alto padrão na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Segundo informações da Polícia Civil, Mendes foi identificado por câmeras de segurança enquanto retirava esculturas e quadros de um escritório de arquitetura localizado dentro do centro comercial. Estima-se que os objetos furtados estejam avaliados em cerca de R$ 28 mil.
No mês a Senacon publicou a medida contra Hurb após impasse em TAC. – Diferente do que foi divulgado pelo CEO do Hurb, João Ricardo Mendes, em grupos de WhatsApp, a Senacon oficializou o fim do acordo A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, encerrou na quinta-feira (10) as negociações com a Hurb Technologies S.A. (Hotel Urbano) e publicou medida cautelar que suspende a oferta e comercialização de pacotes de viagem sem data definida. A decisão ocorre após 12 meses de tentativa frustrada de assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), diante da ausência de documentação exigida pela pasta.
4. Luciane Leite anuncia saída da Secretaria de Turismo de São Paulo – Com ampla experiência no setor de turismo e eventos, Luciane atuou por dois anos ao lado do secretário Roberto de Lucena, liderando ações estratégicas como a política de regionalização do turismo, os Distritos Turísticos e o fortalecimento do turismo receptivo. Durante sua gestão, também acompanhou de perto as obras e os investimentos voltados à recuperação do Litoral Norte após os desastres naturais que atingiram a região.
Antes de assumir o cargo na gestão paulista, foi secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela entre 2021 e 2023, período marcado por medidas de retomada do turismo local em meio à pandemia. Entre 2017 e 2021, esteve à frente da WTM Latin America, feira internacional do setor, promovendo a integração entre mercados e destinos turísticos. Luciane também tem passagens por instituições como a São Paulo Turismo (SPTuris) e a Bahiatursa, sempre com foco na promoção de destinos e políticas públicas para o setor.
5. Michael Barkoczy esclarece posição da ETS no processo contra ViagensPromo – O processo que envolve a ViagensPromo e a Easy Travel Shop (ETS), relacionado a uma dívida que ultrapassa R$ 2 milhões, ganhou novos capítulos nesta semana. Ao MERCADO & EVENTOS, o presidente da ETS, Michael Barkoczy, se pronunciou de forma clara, reforçando os fatos e questionando a condução de algumas narrativas que circularam recentemente.
6. Eventos movimentam R$ 5,9 bilhões em São Paulo no primeiro trimestre de 2025 – São Paulo segue como líder no turismo de eventos do Brasil, com uma movimentação econômica de R$ 5,9 bilhões no primeiro trimestre de 2025, um aumento de 110% em relação ao ano passado. Com 1.584 eventos realizados, a cidade gerou quase R$ 300 milhões em ISS. “Eventos são mais do que entretenimento. Eles geram emprego, renda, oportunidades e trazem ‘dinheiro novo’ para a cidade”, afirma Toni Sando, presidente do Visite São Paulo Convention Bureau (VSPCB).
Com uma divisão estratégica de regiões, a cidade sedia grandes atrações: Fórmula 1 e Lollapalooza na Berrini, Carnaval no Sambódromo e Marcha para Jesus no Centro, além da CCXP no Ibirapuera e a Parada LGBTQIAPN+ na Paulista. Em 2024, São Paulo teve 5.262 eventos e uma receita de R$ 22,2 bilhões. Em termos de hotelaria, a ocupação foi de 64,74%, com destaque para os segmentos luxo e superluxo. Dados da Embratur mostram que a cidade recebeu quase 530 mil turistas internacionais nos dois primeiros meses de 2025.
7. Preço de ônibus entre SP e Rio sobe até 400% com show de Lady Gaga em Copacabana – O feriado de 1º de maio e o show gratuito de Lady Gaga em Copacabana provocaram aumentos de até 400% nos preços das passagens de ônibus entre São Paulo e Rio de Janeiro, segundo levantamento feito pela plataforma QueroPassagem e confirmado nas bilheteiras da Rodoviária do Tietê. A pesquisa identificou que, enquanto no sábado, 31 de maio, uma passagem semi leito podia ser adquirida por R$ 89,90, para o dia do evento os preços chegaram a R$ 459,90.
8. STF autoriza apreensão de CNH e passaporte para cobrança de dívidas civis – O Supremo Tribunal Federal (STF) acaba de autorizar a possibilidade de apreensão da carteira nacional de habilitação (CNH) e do passaporte de brasileiros com dívidas civis, mediante decisão judicial específica. A medida, válida em todo o país, visa incentivar a negociação entre devedores e credores e não terá aplicação automática.
9. Voepass solicita recuperação judicial: entenda situação da empresa – A Voepass protocolou um pedido de recuperação judicial na noite da terça-feira (22), dias após ter suas operações suspensas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A decisão ocorre em meio a uma grave crise financeira que se intensificou após o trágico acidente aéreo em Vinhedo (SP), em agosto de 2024, que resultou na morte de 62 pessoas.
A solicitação de recuperação judicial da Voepass Linhas Aéreas, com uma dívida declarada de R$ 429 milhões, gerou apreensão entre passageiros e evidenciou os desafios enfrentados pelo setor aéreo no Brasil. Com a paralisação das operações da companhia e o rompimento do acordo de codeshare com a Latam, consumidores afetados buscam entender quais são seus direitos e como proceder diante do cenário de incertezas.

Após alta ocupação no Carnaval, a expectativa é chegar a 100% das suítes reservadas no feriado de maio (Reprodução/Instagram Lady Gaga)
10. Setor aéreo tem melhor mês de março desde 2000 com mais de 10 milhões de passageiros – Com 10,2 milhões de passageiros movimentados no total, somando mercados doméstico e internacional, março de 2025 registrou o maior fluxo total de passageiros para o mês desde o início da série histórica, em janeiro de 2000. Além disso, movimentação doméstica e internacional também tiveram recordes para o período, alcançando respectivamente 7,9 e 2,3 milhões de passageiros.
11. Paraná vive momento excepcional no turismo, destaca Eduy Azevedo na abertura da Convenção BWT – O Paraná vive um dos momentos mais extraordinários da sua história no turismo nacional. Foi com entusiasmo e bons dados que a força do estado foi celebrada neste domingo (27), durante a abertura oficial da Convenção BWT 2025, realizada no auditório do Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu.
12. “Tentativa de golpe para se buscar recuperação judicial”, alerta deputado sobre caso ViagensPromo em audiência na ALMG – Em audiência pública realizada na terça-feira (29), o deputado estadual Professor Cleiton (PV) criticou duramente a ViagensPromo, acusando a empresa de tentar usar a recuperação judicial como uma forma de se livrar de responsabilidades financeiras e transferir prejuízos para agências de turismo locais. “O que se desenha não é apenas má gestão, mas uma estratégia deliberada de se utilizar do instituto da recuperação judicial como escudo, deixando o prejuízo com os pequenos operadores”, afirmou Cleiton.
O parlamentar destacou que a empresa, que cresceu rapidamente desde 2018 ao oferecer pacotes turísticos com preços acessíveis, agora está se esquivando de suas dívidas, principalmente com bancos como o Banco do Brasil. Cleiton ressaltou que a ViagensPromo ficou com o dinheiro dos consumidores, enquanto os operadores de turismo estão arcando com os prejuízos. “O consumidor bate à porta da agência, mas quem ficou com o dinheiro foi a ViagensPromo”, afirmou.
A audiência, com a participação de empresários de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, revelou que muitas agências enfrentam perdas significativas, e alguns relatos incluem tentativas de suicídio e venda de imóveis para cobrir os danos. Cleiton anunciou que irá propor a criação de uma comissão especial para pressionar o Ministério do Turismo e a Embratur a estabelecer um fundo de amparo para os operadores prejudicados.
“Quem deveria pagar essa conta é a ViagensPromo. Os operadores não podem ser sacrificados mais uma vez”, finalizou o deputado.
13. Fraudes em hotéis e restaurantes geram prejuízo de R$ 100 bilhões no Brasil em 2024 – A Federação dos Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) revelou que, em 2024, golpes e fraudes nos setores de hospedagem e alimentação causaram um prejuízo de R$ 100 bilhões no Brasil, com R$ 25 bilhões apenas em São Paulo. Para combater essa onda de fraudes, a Fhoresp sugere a criação de um Cadastro de Estelionatários, integrando a Polícia Civil, a Polícia Federal e o Ministério Público.
“Os crimes mais frequentes envolvem hospedagens falsas, fraudes virtuais e vendas de bebidas adulteradas”, explicou Edson Pinto, diretor-executivo da Fhoresp. O golpe da falsa hospedagem, em que clientes compram diárias inexistentes, gerou R$ 2,4 bilhões em perdas no país. Pinto citou como exemplo a 123 Milhas, que deixou milhares de clientes sem receber em 2023, causando prejuízo de mais de R$ 135 milhões em São Paulo.
Além disso, as fraudes com bufês também têm preocupado. Foram R$ 90 milhões em perdas no Brasil e R$ 15 milhões em São Paulo no último ano. Outro problema crescente são as fraudes tecnológicas, como adulteração de QR Codes e redes Wi-Fi falsas, que somaram R$ 135 milhões em 2024. “É importante que se faça conexão apenas em rede confiável”, alertou Pinto.
O setor de bebidas também enfrenta sérios desafios, com 36% das bebidas alcoólicas no Brasil sendo falsificadas, adulteradas ou contrabandeadas. A perda fiscal com esses produtos foi de R$ 85,2 bilhões em 2024, com R$ 23 bilhões só em São Paulo. Pinto concluiu: “Se não houver regulação mais forte e ações preventivas, o prejuízo vai continuar caindo nas contas de empresas e clientes.”
14. Gastos com passagens e hospedagens no Brasil podem ser deduzidos do IR até 2031; conheça proposta analisada na Câmara – Está em análise na Câmara dos Deputados um projeto de lei, que propõe a dedução no Imposto de Renda (IR) de gastos com passagens e hospedagens em território nacional, realizados entre os anos de 2026 e 2031. Limitada a R$ 3.561,50 por contribuinte ou dependente, a proposta busca incentivar o turismo doméstico e impactar positivamente a economia brasileira.

Novo parque temático do Universal Orlando Resort será inaugurado oficialmente em 22 de maio; visitantes já podem garantir entrada antecipada (Janaína Brito/M&E)
15. M&E conheceu o Epic Universe: veja a cobertura completa do novo parque – Durante essa semana, o M&E teve acesso exclusivo ao Epic Universe, o aguardado novo parque da Universal Orlando Resort, com inauguração prevista para 22 de maio de 2025. Com cinco mundos imersivos, mais de 50 atrações e uma proposta inovadora de entretenimento, o Epic Universe veio para revolucionar a experiência dos parques temáticos.
16. Mercado ‘estabiliza’ dólar em R$ 5,90 para 2025 e ajusta projeções para anos seguintes – O mercado financeiro brasileiro manteve estável a expectativa para a cotação do dólar ao fim de 2025, de acordo com o relatório Focus divulgado pelo Banco Central nesta semana. A mediana das previsões para a moeda norte-americana permanece em R$ 5,90 pela segunda semana consecutiva. Um mês atrás, a projeção era ligeiramente superior, de R$ 5,95.
17. Turismo em Roma sofre alterações após morte do papa Francisco – A morte do papa Francisco, ocorrida na segunda-feira (21), aos 88 anos, provocou mudanças significativas na rotina de Roma e do Vaticano, afetando diretamente turistas que planejam visitar a cidade nos próximos dias. O Vaticano entrou oficialmente em período de luto, com restrições de acesso, alterações em eventos religiosos e impacto no transporte público e na hospedagem.
18. Walt Disney World anuncia planos especiais para as férias, incluindo refeições gratuitas para crianças; confira – A partir de 22 de abril, já é possível reservar sua viagem para 2026 no Walt Disney World, com diversas opções convenientes e flexíveis para escolher. Durante todo o ano de 2026, visitantes hospedados em um dos mais de 25 hotéis Resort Disney terão direito ao plano de refeições gratuito para as crianças (de 3 a 9 anos) ao incluir um plano de refeições no pacote dos demais integrantes do grupo (a partir de 10 anos).
19. Governo Trump demite abruptamente cinco membros do conselho da Brand USA por e-mail – Cinco membros do conselho da Brand USA, organização responsável pela promoção do turismo nos Estados Unidos, foram demitidos abruptamente por e-mail na última sexta-feira, em uma ação liderada pelo governo Trump para reforçar sua influência sobre o setor. De acordo com o portal especializado Skift, a decisão partiu diretamente da Casa Branca.
20. Boeing vende partes de Soluções de Aviação Digital por mais de US$ 10 bi – A Boeing acabou de anunciar um acordo definitivo para vender partes de seu negócio de Soluções de Aviação Digital, incluindo seus ativos Jeppesen, ForeFlight, AerData e OzRunways, para a Thoma Bravo, uma das principais empresas de investimento em software. A transação está avaliada em US$ 10,55 bilhões.
21. Expedition Odyssey: atração do SeaWorld Orlando já tem data de inauguração; confira – A mais nova atração do SeaWorld está pronta para estrear! No dia 1º de maio começam as experiências na Expedition Odyssey, que através de uma tecnologia avançada, leva o visitante a um passeio imersivo pelo Ártico com imagens impressionantes da vida real e interações próximas com animais para criar o que o parque chama de sua aventura ártica mais envolvente até hoje.
22. Gol adia prazo de financiamento de US$1,9 bi por incertezas causadas por tarifas de Trump – A Gol anunciou na terça-feira (15) que o aumento da volatilidade nos mercados de capitais internacionais, provocado pelas tarifas de importação anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez a companhia aérea adiar o prazo para que investidores apresentem propostas vinculantes para um financiamento de US$1,9 bilhão. O novo prazo, inicialmente previsto para 19 de abril, foi prorrogado para 15 de maio.
23. MSC Cruzeiros mantém o Brasil no centro da sua estratégia global de expansão – Durante um treinamento exclusivo a bordo do MSC World America, o diretor-geral da MSC Cruzeiros no Brasil, Adrian Ursilli, apresentou um panorama completo da estratégia global da companhia e destacou o papel central do Brasil no plano de expansão da MSC. A conversa aconteceu no Speakeasy Bar do novo navio, reunindo um seleto grupo de operadores e jornalistas brasileiros.
24. Programa sobre turismo educacional em escolas públicas é aprovado na Câmara dos Deputados – A Câmara dos Deputados aprovou a criação de um programa de turismo educacional para incentivar visitas a locais com importância histórica, turística, paisagística e ambiental em todo o Brasil. A medida está prevista no Projeto de Lei 2849/24 e se destina a estudantes do ensino público fundamental e médio, com prioridade para escolas localizadas em regiões com menor acesso a parques, bairros históricos, monumentos, teatros, bibliotecas e universidades. Já as visitas serão organizadas em parceria com os órgãos responsáveis pela conservação e gestão desses locais.
25. Bahia aposta na diversidade, novas conexões aéreas e experiências culturais para impulsionar o turismo em 2025 – Com o turismo em forte recuperação e a busca crescente por viagens que misturam lazer, cultura e experiências autênticas, a Bahia chega a 2025 reforçando suas credenciais como um dos destinos mais completos do Brasil. Novas conexões aéreas, facilidades de transporte e uma agenda cultural vibrante estão entre os principais investimentos destacados pela representante Tatiana Midlej.

O Brasil voltou a exigir visto de entrada para turistas provenientes dos Estados Unidos, Canadá e Austrália (Unsplash/ConvertKit)
26. Brasil retoma exigência de visto para EUA, Canadá e Austrália – A partir da quinta-feira (10), o Brasil volta a exigir visto de entrada para turistas provenientes dos Estados Unidos, Canadá e Austrália. Para a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), a medida representa um retrocesso e pode afetar diretamente o fluxo de visitantes internacionais, prejudicando a economia do setor.
27. Com Drew Barrymore como madrinha e Orlando Bloom como estrela da campanha, MSC World America é inaugurado em Miami; fotos – A MSC Cruzeiros inaugurou nesta quarta-feira (09), em PortMiami, o MSC World America, seu mais novo e inovador navio, com uma cerimônia de batismo exclusiva que reuniu apenas jornalistas, influenciadores, seletos convidados e celebridades – entre eles, a atriz Drew Barrymore, que é a madrinha oficial do navio, e o ator Orlando Bloom, estrela da nova campanha da MSC nos EUA. O M&E está a bordo e acompanha de perto todos os detalhes desse lançamento que promete redefinir o conceito de cruzeiro no Caribe.
28. “Brasil é prioridade e queremos crescer dez vezes mais”, diz diretora do Greater Miami CVB – O Greater Miami Convention & Visitors Bureau (GMCVB) realizou na terça-feira (8), em São Paulo, uma edição da Sales Mission para cerca de 40 profissionais do setor de turismo. O evento, liderado por Carolyn Corrigan, diretora de Vendas para América Latina e Caribe, e Dan Rios, diretor de Marketing LGBTQ+, teve como objetivo apresentar as novas experiências e reforçar a conexão de Miami e Miami Beach com o público brasileiro.
29. Dólar cai 1,71% após tarifas de Trump e acirra tensões globais – O dólar caiu 1,71% na quinta-feira (3), sendo cotado a R$ 5,601 às 13h20 (horário de Brasília), após o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciar um novo pacote de tarifas sobre importações de países com grandes superávits comerciais com os EUA. A medida gerou forte aversão ao risco nos mercados globais e provocou queda no rendimento dos títulos do Tesouro americano, além de um recuo expressivo nas bolsas de valores.
30. Com 12 novas aeronaves, Copa Airlines mira expansão e mais voos para o Brasil – Durante a Convenção BWT 2025, realizada nesta segunda-feira (27), a Copa Airlines apresentou uma nova abordagem para trabalhar seus produtos com agentes de viagens. Segundo Raphael de Lucca, executivo da companhia, a estratégia foi unir teoria e prática para potencializar as vendas.