
Em quatro décadas de existência e suas recentes melhorias de infraestrutura, complexo bateu recorde de passageiros transportados no ano passado (Divulgação/Alesp)
O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, um dos principais hubs da América Latina, celebra 40 anos hoje, dia 20 de janeiro. No ano de 1985, deste mesmo dia, se deu início no que se tornaria o maior terminal aéreo do Brasil e o segundo mais movimentado da América Latina, atrás apenas do Aeroporto Internacional da Cidade do México.
NECESSIDADE DE UM NOVO AEROPORTO
Desde 1951, diante das demandas do crescimento nacional, com o surgimento de aviões de grande porte, foi observada a necessidade da construção de um novo aeroporto internacional. Foram necessários anos de estudos até que se chegasse à conclusão de que Guarulhos fosse a melhor opção. Antes disso, foram consideradas as cidades paulistas de Mogi das Cruzes, Ibiúna e Cotia, e até mesmo o Rio de Janeiro.
INÍCIO TURBULENTO
Apesar dos impasses dos próprios moradores, a cidade de Guarulhos foi escolhida para sediar o novo aeroporto. Para isso, seria necessário desapropriar várias áreas para sua construção. Foram sete decretos estaduais, entre 1974 a 1983, concedendo milhares de metros quadrados, como pouco mais de 44 mil m² em Nova Bonsucesso, em Guarulhos, para instalação de equipamentos de rádio navegação da pista 28 e de pouco mais de 2 mil m² para a instalação de equipamentos de rádio navegação da pista 10, em Vila Izabel, na capital de São Paulo.
PLANO DIRETOR
Elaborado pela IESA entre agosto de 1980 e janeiro de 1981 e foi aprovado em 1983, o projeto foi idealizado para que o aeroporto recebesse a demanda de voos domésticos da Grande São Paulo (com exceção da Ponte Aérea Rio-São Paulo), voos internacionais procedentes da América do Sul e servir de alternativa ao Aeroporto de Viracopos. A proposta final consistia em quatro terminais de passageiros.
Condições
Para receber a demanda prevista até o ano 1998, o aeroporto deveria ter pelo menos duas pistas paralelas e independentes, com distância mínima de 1 310 metros entre elas, permitindo funcionarem ao mesmo tempo, e um terminal de passageiros situado entre essas pistas.
Segundo o plano diretor, na etapa inicial de construção, apenas dois terminais seriam construídos, um para atender apenas aos voos domésticos e outro, concomitantemente, aos voos domésticos e internacionais.
Uma terceira pista seria totalmente independente das demais, possibilitando um aumento da capacidade anual de operação do aeroporto para 450 mil pousos e decolagens por ano. E uma quarta pista ainda estava prevista no projeto.
Porém, diante do aumento do movimento de passageiros e aeronaves acima do previsto, um novo plano diretor foi desenvolvido, que dimensionou os novos terminais de maneira que eles pudessem movimentar doze milhões de passageiros cada.
PISTAS
A construção da primeira pista, com 3 mil metros de comprimento e um terminal capaz de atender 7,5 milhões de passageiros por ano, foi iniciada em 11 de agosto de 1980. Nove anos depois, começaram as obras da segunda pista, com 3,7 mil metros de extensão. Até que em 1993, foi concluída a primeira expansão com a abertura do Terminal 2.
No ano de 2004, foi concluída a modernização da torre de controle e em 2012, foi inaugurado o Terminal 4, (hoje chamado de Terminal 1).
No dia 6 de fevereiro do mesmo ano foi concedido à iniciativa privada.
Em 2014, inaugurou o moderno Terminal 3, com 192 mil metros quadrados, construído em tempo recorde: 1 ano e 9 meses de obra.
Em novembro de 2015, os terminais foram renumerados e os antigos terminais 1 e 2 foram unificados, tornando-se o atual terminal 2 e o antigo terminal 4 o atual terminal 1, melhorando a lógica de organização dos terminais e facilitando o deslocamento dos usuários no GRU Airport.
Atualmente, o complexo conta com 14,5 km² de área, milhões de passageiros por ano e voos de 40 companhias aéreas para mais de 100 destinos em todo o mundo.
DADOS MAIS RECENTES DO GRU
No dia 1º de janeiro deste ano, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, bateu recorde de passageiros transportados em 2024, totalizando 43,6 milhões, sendo só o mês de dezembro responsável por 3,9 milhões de viajantes, com cerca de 22,3 mil pousos e decolagens. Um aumento que é reflexo do período de festas de fim de ano e que gerou uma alta de 8% no número de pessoas em comparação com a média dos demais meses de 2024.
Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o crescimento da demanda é um reflexo direto dos investimentos do Governo Federal na ampliação e modernização das infraestruturas aeroportuárias. Entre as ações mais destacadas, estão o Novo PAC, que garantiu a conclusão de obras importantes, e a implementação de linhas de financiamento para as empresas aéreas, com recursos do FNAC. “Todas essas iniciativas são fundamentais para proteger o setor de turismo, que gera emprego e renda em todo o país”, afirmou o ministro.
Em média, mais de 119 mil passageiros passaram pelo Aeroporto diariamente em 2024, viajando em 820 voos diários para mais de 100 destinos internacionais e nacionais.
Nos últimos anos, o Aeroporto passou por diversas melhorias e ampliações, oferecendo atualmente mais de 300 opções de comércio e serviços.